Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

O MS vem empenhando esforços no sentido de implantar a Política Nacional para Prevenção, Diagnóstico e Tratamento de DST, HIV e AIDS e de incentivar ações sustentáveis nessa área. A respeito de tal política, julgue os itens seguintes.

No que se refere ao tratamento de DST/AIDS, constitui meta para os próximos cinco anos a instituição de obrigatoriedade de acesso universal e gratuito aos medicamentos antiretrovirais no sistema público de saúde do Brasil.

A hemovigilância pode ser definida como um conjunto de procedimentos de verificação da cadeia transfusional que objetiva colher e processar informações dos efeitos colaterais ou inesperados resultantes da transfusão de hemocomponentes. Acerca desse tema e da farmacovigilância, julgue os itens subseqüentes.

Por meio dos procedimentos de look-back, buscam-se os receptores de transfusão de sangue suspeitos de contaminação por agentes infecciosos e notificam-se esses receptores sobre os possíveis riscos realizando testes laboratoriais para verificar se houve a transmissão da infecção.

A eliminação de hábitos como o tabagismo e o etilismo, a redução na ingestão de sal e gorduras na dieta, a manutenção de peso corporal ideal e a prática regular de atividade física são medidas importantes para prevenir doenças como

I a tuberculose pulmonar.

II a hipertensão arterial.

III o acidente vascular cerebral.

IV o câncer ginecológico.

Estão certos apenas os itens.

Faz parte do exercício da medicina a freqüente necessidade de julgamento acerca da utilidade de um teste diagnóstico. Esse julgamento, de maneira geral, deve estar embasado de forma direta ou indireta em critérios de validade dos testes diagnósticos. Acerca da utilidade de testes diagnósticos, julgue os itens que se seguem.

A validade de um teste diagnóstico pode ser aferida em relação a um padrão (ou padrão ouro), o que indica quanto — em termos quantitativos — um teste é útil para diagnosticar um evento.

Doença viral que, com maior freqüência, manifesta-se como infecção subclínica nos genitais de homens e mulheres. Clinicamente, as lesões podem ser múltiplas, localizadas ou difusas e de tamanho variável; ou pode aparecer como lesão única. A localização ocorre no pênis, sulco bálano-prepucial, região perianal, na vulva, períneo, vagina e colo do útero. (BRASIL, 2005. Guia de Bolso. p. 188).

O agente etiológico da doença descrita acima é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis