Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

O setor de hemoterapia é um dos pontos nevrálgicos de um hospital. Sobre ele convergem todos os tipos de expectativas e ansiedades da parte dos médicos, do corpo de enfermagem, dos pacientes e seus familiares. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) normatiza a prática hemoterápica no Brasil por meio da edição de Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC). Algumas unidades/serviços estão relacionadas à Hemoterapia: i) Posto de coleta; ii) Agência Transfusional; iii) Fracionamento e estoque. Dentre os desafios de gestão dessa área está a gestão de pessoas.

Assinale a alternativa que contempla de maneira adequada à alocação de pessoas/profissionais (horário) aos serviços de hemoterapia:

De acordo com documento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) (2009, pp. 40-43), os avanços obtidos pelo SUS no campo da Atenção Primária têm produzido forte impacto sobre a quantidade e a qualidade da demanda por internações hospitalares – é menos frequentes na demanda hospitalar. Assim, o hospital tem de exercer o seu verdadeiro papel, aumentando a sua complexidade operacional, o que torna necessária maior qualificação gerencial. Na Assembleia do CONASS realizada em 2007, estabeleceu-se que a decisão gerência de unidades públicas é prerrogativa dos respectivos gestores, observado as distintas realidades locais e estruturas existentes. As alternativas sugeridas para o gerenciamento de unidades públicas de saúde são: Organizações Sociais (OS), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Consórcios Públicos, Fundações de Apoio Universitário, Autarquias e Fundação Estatal.

A respeito dessas alternativas para o gerenciamento de unidades públicas de saúde, pode-se afirmar que:

Além do estabelecido pela Constituição Federal e pela Lei Orgânica da Saúde, a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS tem, entre outros, os seguintes princípios e diretrizes:

I. Reafirmação dos pressupostos da Reforma Sanitária quanto ao direito universal à saúde, de responsabilidade do Estado, tais como universalidade, equidade, integralidade e participação social.

II. Promoção da inclusão social de populações específicas, visando à equidade no exercício do direito à saúde.

III. Integração e interação com o controle social das ações de auditoria, ouvidoria, monitoramento e avaliação, entendidas como medidas para o aprimoramento da gestão do SUS nas três esferas de governo.

Assinale a alternativa que estabelece a relação mais adequada com os princípios indicados em I, II e III:

Com relação às ações da vigilância sanitária tal como definida por lei, considere as seguintes afirmativas:

I. Deve haver o controle da prestação de serviços e de bens de consumo que, direta e indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendendo todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

II. Deve haver o controle das doenças com a finalidade de elaborar o planejamento da assistência à saúde.

III. Deve haver o controle dos ambientes de trabalho, visando a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores.

Assinale a alternativa CORRETA.

Considerando que, em relação aos critérios para projetos de EAS, são apresentadas variáveis que orientam e regulam as decisões a serem tomadas nas diversas etapas de desenvolvimento de projeto, julgue os itens seguintes.

Em projetos de EAS, a variável acesso relaciona-se diretamente à circulação da população usuária e de materiais, uma vez que a relação a ser considerada é de tipos funcionais de acessos, e não de número de acessos.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis