Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Os conceitos de necessidade de saúde e de avaliação da qualidade da assistência à saúde são básicos para o planejamento em saúde. Acerca desse assunto, julgue os próximos itens.

A demanda é a necessidade transformada em ação, incluindo desde a intenção de obter cuidado até a busca e o uso efetivo dos serviços de saúde.

A expansão e a qualificação da atenção primária à saúde ou atenção básica à saúde — como denominada no contexto brasileiro — compõem parte do conjunto de prioridades políticas definidas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Acerca da organização da atenção básica à saúde no Brasil, julgue os itens seguintes.

São princípios fundamentais da atenção básica à saúde no Brasil: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social.

As medidas de prevenção em saúde, incluindo as de prevenção primária, secundária e terciária, visam evitar as doenças ou suas conseqüências. Em relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

A promoção da saúde inclui ações destinadas a manter o bem-estar mediante a abordagem precoce das doenças, como, por exemplo, o rastreamento de câncer de colo de útero.

Faz parte do exercício da medicina a freqüente necessidade de julgamento acerca da utilidade de um teste diagnóstico. Esse julgamento, de maneira geral, deve estar embasado de forma direta ou indireta em critérios de validade dos testes diagnósticos. Acerca da utilidade de testes diagnósticos, julgue os itens que se seguem.

A validade de um teste diagnóstico pode ser aferida em relação a um padrão (ou padrão ouro), o que indica quanto — em termos quantitativos — um teste é útil para diagnosticar um evento.

As estatísticas de mortalidade são, em geral, feitas com base em dados originados das declarações de óbito (DO), as quais contêm informações relevantes acerca da identificação e característica do falecido, sobre as circunstâncias da morte, entre outras. Com relação às características e finalidades da DO no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, o formulário da DO é padronizado nacionalmente e é o documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS).

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis