Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Em estudos epidemiológicos, a variável dependente é sempre expressa em número de pessoas acometidas por uma determinada doença ou falecidas. No cálculo dos coeficientes, deve-se ter o cuidado de excluir, no numerador, as pessoas não expostas ao risco, como as mulheres na determinação do câncer de próstata.

De acordo com o texto, os estudos em epidemiologia podem ser observacionais ou de intervenção, ambos podendo ser longitudinais ou transversais.

As afirmações dos dois primeiros períodos do texto fazem lembrar o velho axioma médico/epidemiológico: a morte cura, pois na população com maior expectativa de vida — e mais velha, portanto —, aumentam os doentes e diminuem os saudáveis.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, sendo proibido a estados e municípios incluir outros problemas de saúde, por tratar-se de um sistema nacional, só podendo ser alterado por publicação de nova lista de agravos pelo Ministério da Saúde, no D.O.U.

No Sistema de Informação da Mortalidade (SIM), os óbitos são referidos pelo local do acidente ou da agressão causa do óbito, objetivando a identificação do risco de morte segundo o local de ocorrência do acidente de trânsito ou agressão, importante para a tomada de decisões localizadas e mais efetivas pelo poder público.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis