Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Julgue os itens a seguir, relativos à educação em saúde.

Historicamente, o discurso biologista reduzia a determinação do processo saúde-doença à dimensão individual, ao considerar que os problemas de saúde eram decorrentes do não-cumprimento das normas de higiene pelos indivíduos. Esse discurso predominou até os anos 30 do século passado, no Brasil, mas, hoje, não é observado nas práticas da educação em saúde.

Julgue os itens a seguir, considerando a Portaria n.º 1.885/2008, que instituiu incentivo financeiro para o Sistema de Planejamento do SUS.

Os recursos do incentivo financeiro não poderão ser destinados a despesas de custeio, tais como treinamentos, capacitações, seminários e(ou) reuniões técnico-operacionais.

Com as normas operacionais da assistência à saúde (NOAS/SUS/01 e sua adequação, NOAS/SUS/01/02), editadas, em 2001, por portaria do Ministério da Saúde, instituiu-se a regionalização em saúde como estratégia fundamental para o aprimoramento e a consolidação dos princípios do SUS. A respeito do processo de regionalização em saúde, como estratégia de organização da assistência à saúde, julgue os itens de 106 a 110.

A edição das NOAS/SUS/01/02 é fruto de processo de negociação estabelecido entre diferentes setores da gestão federal do SUS — Ministério da Saúde — e as secretarias de estado de saúde, por meio do Conselho de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), as secretarias municipais de saúde, por meio do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), e o Conselho Nacional de Saúde.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 111 a 115, com relação a política de saúde e organização da assistência e de serviço de saúde.

Tomando-se como referência o Programa Saúde da Família, articulando as recentes alterações na política nacional de saúde com a literatura que trata as questões de eqüidade e justiça social, um dos aspectos centrais nesse contexto reside no debate que polariza, de um lado, noções como o caráter regressivo e iníquo de ações e programas focais e, de outro lado, a perspectiva de ampliação do acesso de setores sociais tradicionalmente excluídos.

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 111 a 115, com relação a política de saúde e organização da assistência e de serviço de saúde.

Trabalhos na área de saúde têm demonstrado que determinadas características ambientais podem exercer efeitos nocivos sobre doenças respiratórias, cardiovasculares, infecciosas, entre outras. Por outro lado, não é correto atribuir a interação de outros fatores para tais agravos, tais como sociais e culturais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis