Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2008

No ano de 2004, foi criado o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS), por meio do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas do Ministério da Saúde, atendendo às exigências da sociedade por melhorias na qualidade dos serviços a ela prestados, principalmente por órgãos públicos. Acerca do PNASS, julgue os itens seguintes.

O objetivo geral do PNASS é avaliar os serviços de saúde do SUS nas dimensões de estruturas, processos e resultados relacionadas ao risco, acesso e satisfação dos cidadãos frente aos serviços de saúde.

Acerca da acreditação em serviço de saúde, julgue os itens que se seguem.

Os instrumentos de avaliação são compostos de seções e subseções, sendo que, para cada subseção, existem padrões que devem ser atendidos. Os padrões são definidos em três níveis de complexidade crescente; assim, o princípio orientador do nível 1 é segurança, os do nível 2 são segurança e organização e os do nível 3 são segurança, organização e práticas de gestão de qualidade.

Acerca da acreditação em serviço de saúde, julgue os itens que se seguem.

Para realizar o processo de avaliação para a acreditação de organizações prestadoras de serviços hospitalares, será necessária uma equipe formada por, no mínimo, três membros -, sendo, um médico, um enfermeiro e um farmacêutico -, que, obviamente, deverá estar completa nas visitas de avaliações dos setores hospitalares.

Acerca da acreditação em serviço de saúde, julgue os itens que se seguem.

Define-se acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços da saúde, obrigatório, anual e aberto para toda a comunidade.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às políticas públicas de saúde.

As normas operacionais básicas (NOBs) são instrumentos utilizados para orientar o processo de implantação do SUS. O conteúdo dessas normas (NOB/SUS1/1991, NOB/SUS 1/1993 e NOB/SUS 1/1996) é definido de forma pactuada entre o MS, os representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e as comissões intergestoras.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis