Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2007

Julgue os itens seguintes.

I No Brasil, verifica-se a diminuição das taxas de incidência de cânceres associados a melhor nível socioeconômico — mama, próstata e cólon/reto — e a elevação das taxas de incidência de tumores geralmente associados à pobreza — colo do útero, pênis, estômago e cavidade oral.

II Estima-se que aproximadamente 18% dos casos diagnosticados de câncer no mundo se devam a agentes infecciosos — ao lado do fumo, os mais importantes cancerígenos. Entre esses agentes estão o papilomavírus humano (HPV), o Helicobacter pylori e os vírus das hepatites B e C.

III Comportamentos construídos nas duas primeiras décadas de vida — a rotina de sedentarismo e alimentação inadequada, que resultam em excesso de peso, a exposição solar, a prática sexual sem proteção, o fumo e o álcool, a não-vacinação contra agentes infecciosos — contribuem para o aparecimento de doenças crônicas na vida adulta. A promoção da saúde, visando mudar tais hábitos, parece ser a mais promissora medida de prevenção.

IV As condições associadas ao risco de câncer prevalecem em populações urbanas de regiões industrializadas. Por essa razão, a incidência e mortalidade são maiores nos países ricos.

V Demonstrou-se que o uso do tabaco não é fator de risco para qualquer outro tipo de câncer além do câncer de pulmão.

Estão certos apenas os itens

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

I As neoplasias e doenças cardiocirculatórias, em ascensão, não aumentam os custos do SUS com internações e procedimentos de média e alta complexidade.

II O envelhecimento populacional está ligado à melhora da qualidade de vida e à diminuição da desigualdade social. Os indicadores de saúde atuais valem-se da razão de mortalidade proporcional ou índice percentual de pessoas que morreram com 50 anos de idade ou mais em relação ao total de óbitos ocorridos em determinada população.

III Esperança de vida é o termo técnico utilizado em estatística vital para designar o número médio de anos que ainda restam para serem vividos pelos indivíduos que sobreviveram até a idade considerada.

IV As grandes taxas de mortalidade por causas externas não interferem no cálculo da expectativa de vida da população, porque essas causas não entram no cálculo estatístico da expectativa de vida.

V O envelhecimento populacional caracteriza o que é denominado transição epidemiológica, que, no Brasil, estaria ocorrendo de maneira incompleta, diferentemente do que ocorre nos países do primeiro mundo.

A quantidade de itens certos é igual a

Acerca dos problemas enfrentados pelo SUS, conforme mencionado no texto, julgue os itens subseqüentes.

I A 12.ª Conferência Nacional de Saúde, apesar de ter atraído grande interesse dos profissionais de saúde, não contou com participação expressiva da população, nem com gestores municipais e estaduais, que a ignoraram.

II Uma interpretação do princípio da integralidade tem resultado em ações e decisões judiciais que obrigam o SUS a pagar terapias e novas tecnologias de alto custo e eficácia não comprovada.

III Clientes de planos e seguros de saúde fazem uso de procedimentos de alta complexidade e alto custo pagos pelo SUS, o que gera dívidas dessas empresas com o SUS. Após a criação da ANS, essas dívidas foram totalmente ressarcidas pelas seguradoras.

IV A expansão do PSF tem encontrado obstáculos na insuficiência de médicos de família. Muitas universidades e instituições de ensino têm, no entanto, reformulado seu currículo e modelos de ensino para atenderem à crescente demanda.

V A utilização dos recursos financeiros pelos municípios tem sido alvo de controle pela população, o que não permite a utilização fraudulenta ou desonesta.

A quantidade de itens certos é igual a

Tendo o texto como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às inovações que representam a consolidação do SUS.

I Nos últimos anos, o MS deu continuidade ao SUS por meio da criação de agências reguladoras como a ANVISA, a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

II Foi criado o cartão SUS, experiência depois abandonada por causa do risco de os dados pessoais dos cidadãos serem acessados pelos hackers ou por planos de saúde.

III Instituiu-se o número de identificação social (NIS) impresso no cartão SUS, que possibilitará, no futuro, um prontuário único disponível em toda a rede.

IV Foi criada no MS uma secretaria de ciência e tecnologia dedicada, primordialmente, à pesquisa em saúde e estabeleceu-se uma política nacional de pesquisa em saúde e uma agenda de prioridades.

V A informatização do SUS e as novas tecnologias tornaram o sistema de informação em saúde brasileiro um dos mais perfeitos do mundo.

Estão certos apenas os itens

Acerca da legislação em saúde, julgue os itens seguintes.

I A Lei n.º 8.142/1990 estabelece as condições para o repasse de recursos aos municípios, entre elas, a existência de fundo, plano e conselho de saúde.

II A regulamentação do SUS, após as leis fundamentais, tem sido realizada por meio de normas operacionais que dispõem sobre seu funcionamento.

III O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado exemplar por conter, entre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, garantias de atendimento pré e perinatal e de aleitamento, ou seja, por considerar a importância desse período na formação da criança.

IV O ECA garante a crianças e adolescentes o direito de ser criado e educado em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

V Na Lei n.º 8.080/1990, está prevista a participação da rede privada no atendimento do SUS. O PSF e outros programas a utilizam amplamente, por meio de convênios.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis