Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2007

Tendo o texto como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às inovações que representam a consolidação do SUS.

 

I Nos últimos anos, o MS deu continuidade ao SUS por meio da criação de agências reguladoras como a ANVISA, a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

II Foi criado o cartão SUS, experiência depois abandonada por causa do risco de os dados pessoais dos cidadãos serem acessados pelos hackers ou por planos de saúde.

 

III Instituiu-se o número de identificação social (NIS) impresso
no cartão SUS, que possibilitará, no futuro, um prontuário
único disponível em toda a rede.

 

IV Foi criada no MS uma secretaria de ciência e tecnologia
dedicada, primordialmente, à pesquisa em saúde e
estabeleceu-se uma política nacional de pesquisa em saúde e
uma agenda de prioridades.

 

V A informatização do SUS e as novas tecnologias tornaram o
sistema de informação em saúde brasileiro um dos mais
perfeitos do mundo.

 

Estão certos apenas os itens

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

I Os métodos epidemiológicos permitiram o reconhecimento da AIDS como uma enfermidade anos antes de o vírus da imunodeficiência humana ser identificado ou de se suspeitar que ele era o agente causador da doença.

II A tuberculose é uma doença reemergente, tanto pela imunodeficiência associada aos casos de AIDS, como pela resistência criada pelo agente aos principais medicamentos usados para seu controle.

III A disseminação do HIV, que inicialmente estava restrita aos usuários de drogas injetáveis e aos grupos heterossexuais, continua a existir, atualmente, graças à transfusão sanguínea e ao uso de antivirais.

IV O Programa DST/AIDS do MS é reconhecido internacionalmente, apesar de ainda depender da importação de alguns fármacos e de acordos com laboratórios multinacionais para a obtenção de melhores preços.

V Apesar do sucesso do Programa DST/AIDS, o aumento da transmissão vertical e do número de infectados na população negra é preocupante.

 

A quantidade de itens certos é igual a

Com relação à atenção básica em saúde, julgue os itens seguintes.

I A definição de atenção primária aceita pelo MS a considera como atenção mínima à saúde, colocando-a como primeiro nível de assistência às populações menos favorecidas.

II Os atributos essenciais da atenção primária para o MS são o acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema, a integralidade, a continuidade e a coordenação da atenção dentro do próprio sistema.

III Consideram-se atributos derivados da atenção primária a atenção centrada na família, a orientação para a participação comunitária e a competência cultural dos profissionais.

IV Na Norma Operacional Básica 96, não há referência à mudança no modelo de atenção, nem ao PSF como opção.

V A Conferência Internacional de Alma Ata, em 1978, representou um marco nos debates sobre as políticas de saúde no mundo. No entanto, não teve qualquer repercussão no Brasil.

A quantidade de itens certos é igual a

Os recursos materiais, protocolos de prevenção e diagnóstico e tratamento de infecções, visando a segurança da equipe de trabalho e dos pacientes, fazem parte das medidas de controle de infecção no consultório odontológico. Em relação às medidas de biossegurança a serem aplicadas no consultório odontológico, julgue os itens que se seguem.

A esterilização é o processo capaz de destruir microrganismos na sua forma vegetativa, mas não destrói os esporos bacterianos.

Os recursos materiais, protocolos de prevenção e diagnóstico e tratamento de infecções, visando a segurança da equipe de trabalho e dos pacientes, fazem parte das medidas de controle de infecção no consultório odontológico. Em relação às medidas de biossegurança a serem aplicadas no consultório odontológico, julgue os itens que se seguem.

Os instrumentos que penetram na pele e mucosas são considerados instrumentos críticos e devem ser obrigatoriamente descartados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis