Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2005

A investigação epidemiológica busca, entre outros objetivos, avaliar a eficácia de um procedimento terapêutico ou preventivo, identificar os eventuais fatores de risco de um agravo, a evolução de uma doença e a validade de um meio diagnóstico. Acerca dos métodos investigativos de natureza epidemiológica, julgue os itens seguintes.

Diante de doenças raras ou congênitas, o método preferencial de estudo para averiguar possíveis fatores de risco é o observacional do tipo caso-controle.

Com relação à vigilância epidemiológica, julgue os itens subseqüentes. A dengue e a febre amarela são doenças de notificação compulsória.

Com relação à vigilância epidemiológica, julgue os itens subseqüentes. A notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde, feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou por qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes.

Com relação à vigilância epidemiológica, julgue os itens subseqüentes. A vigilância epidemiológica deve utilizar, como fonte de informação, os dados provenientes da notificação de surtos e epidemias e dos estudos epidemiológicos, mas não os dados demográficos, de morbidade ou oriundos de centros sentinelas.

Com relação à vigilância epidemiológica, julgue os itens subseqüentes. A vigilância epidemiológica compreende investigações e levantamentos de informações necessários à programação e à avaliação das medidas de controle de doenças e de situações de agravos à saúde.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis