Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS do ano 2004

A febre amarela é uma doença transmitida por vetores artrópodes e acomete tanto a população de primatas não-humanos como a população humana. Existe vacina específica que confere imunidade prolongada, com doses de reforço preconizadas a cada 10 anos. Considere que em um país X, cuja população era de 20 milhões de habitantes no ano 2000, foram notificados 50 casos de febre amarela silvestre nesse mesmo ano. No mesmo período, um país Y, com 50 milhões de habitantes, notificou 7 casos da doença. Em ambos os países, foi implantada a vacinação contra febre amarela como medida de prevenção do agravo. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Em ambos os países, a detecção precoce da circulação do vírus da febre amarela silvestre poderia ter sido realizada pela investigação da doença nos seus reservatórios não-humanos.

A equipe de vigilância epidemiológica de um agravo de evolução crônica observou que a prevalência anual do agravo não mostrou alteração, apesar de existirem registros de casos da doença que foram curados e outros, com evolução a óbito, anualmente. Apesar desse fato, reconheceu-se que a doença estava subnotificada pelo sistema. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

A realização de um inquérito de base populacional pode ser uma das estratégias para se estimar a real prevalência do agravo na população.

Uma equipe municipal de vigilância de doenças de transmissão alimentar foi notificada sobre um surto de doença diarréica aguda ocorrido durante um evento do qual participaram 600 pessoas. A equipe de vigilância iniciou investigação epidemiológica, utilizando o método de coorte retrospectivo com os objetivos de identificar a fonte do surto e o agente causal e de estabelecer condutas para o controle do surto.

Com base na situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A coleta e o exame dos alimentos servidos no evento é uma etapa dispensável na investigação, já que a conclusão em relação à fonte do surto deve levar em consideração as associações epidemiológicas entre o tipo de alimento e o número de casos.

A disponibilidade de água potável em quantidade suficiente nos domicílios é a medida mais eficaz para o controle das doenças de veiculação hídrica, como as hepatites por vírus do tipo A. Com relação a esse tipo de patologia, julgue os itens seguintes. A biópsia hepática como forma de diagnóstico tem caráter obrigatório no caso das hepatites virais agudas, particularmente da hepatite A.

A disponibilidade de água potável em quantidade suficiente nos domicílios é a medida mais eficaz para o controle das doenças de veiculação hídrica, como as hepatites por vírus do tipo A. Com relação a esse tipo de patologia, julgue os itens seguintes. Uma das medidas de controle da hepatite A seria orientar a população quanto à utilização de produtos à base de cloro, à fervura da água, às medidas de desinfecção domiciliar, tais como a limpeza e desinfecção da caixa de água domiciliar, a intervalos de 6 meses, ou de acordo com a necessidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis