Questões de Veterinária da Quadrix

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da Quadrix

Houve um avanço na erradicação da febre aftosa na América do Sul, com base no Plano de Ação 2011-2020 do PNEFA – Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre aftosa. Grande parte dos países sustentam a condição sanitária de livres de febre aftosa, utilizando programas de vacinação massiva de bovinos e bubalinos como a principal ferramenta de combate à doença. 


Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação e

Prevenção da Febre aftosa – PNEFA. Brasília, 2019. 


Quanto à vacinação da febre aftosa, assinale a alternativa correta. 

A zoonose de importância para a saúde pública acomete cães, gatos, animais silvestres e o homem, quando este entra em contato com o ciclo de transmissão do parasito. No cão, a doença é crônica, de evolução lenta e início insidioso. O animal pode apresentar lesões cutâneas, principalmente descamação e eczema. Nas fases mais adiantadas da doença, observa-se, com grande frequência, onicogrifose, esplenomegalia, linfoadenopatia, alopecia, dermatites, ceratoconjuntivite, apatia e caquexia, até evoluir para o óbito do animal. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o agente etiológico e o vetor da doença descrita. 

O manejo adequado de animais de laboratório implica na interação de diversos fatores (físicos, químicos ou biológicos). Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta. 

A verificação da condição de bem-estar de animais em abrigos e de possíveis práticas de maus-tratos é de extrema relevância. A vistoria nesses locais por um  médico-veterinário mostra-se insubstituível e o profissional deverá elaborar um laudo ou um parecer que ateste as condições físicas, nutricionais, ambientais e psicológicas às quais os animais ali presentes estão sujeitos.
R. C. M. Garcia. Tópicos em Medicina Veterinária Legal, editado por  Rita de Cassia Maria Garcia [et al]. Curitiba-PR: UFPR,  2018. 98 p. (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta. 

         O mormo é uma enfermidade infectocontagiosa, de caráter agudo ou crônico, que acomete principalmente os equídeos, podendo também acometer o homem, os carnívoros e, eventualmente, os pequenos ruminantes. Na inexistência de tratamento e de vacinas eficazes contra o mormo, recomenda-se, como medida de profilaxia e controle, a interdição de propriedades com focos comprovados da doença, para saneamento e sacrifício imediato dos animais positivos aos testes oficiais, causando perdas e prejuízos. 
D. C. C. Leopoldino, R. G. Oliveira e V. Zappa. Mormo em Equinos.  In: Revista científica eletrônica de medicina veterinária,  n.o 12, p. 1-6, 2009 (com adaptações).
  Assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico da doença descrita no texto acima. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis