Questões de Veterinária da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da FUNDATEC

O Bacillus anthracis é a causa do Carbúnculo Hemático, e as amostras patogênicas apresentam fatores de virulência, tais como a cápsula e as toxinas, que são codificados por plasmídeos (pequenas moléculas de DNA circular extracromossomal). O microrganismo forma esporos que persistem no ambiente por décadas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:

I. Essa bactéria é um bacilo Gram-positivo.
II. Ruminantes desenvolvem o quadro hiperagudo com febre, sepse e morte súbita.
III. A ausência de rigor mortis e a dificuldade de coagulação sanguínea são achados necroscópicos.
IV. Essa doença tem potencial zoonótico.

Quais estão corretas?

A brucelose e a tuberculose bovinas são doenças zoonóticas que ocorrem em grande parte do território nacional. Essas doenças causam prejuízos econômicos e sociais, uma vez que têm grande impacto na produtividade dos rebanhos e são responsáveis por riscos à saúde humana. Com o objetivo de controlar e, posteriormente, erradicar essas doenças do território nacional, em 2001 foi lançado no Brasil o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Em relação ao PNCEBT, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O estado de Santa Catarina é o único considerado livre da brucelose bovina e bubalina e onde não é realizada a vacinação.
( ) No Brasil, são permitidas as vacinas B19 para as fêmeas bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade, e a RB51 para todos os bovinos e bubalinos do rebanho, independentemente da idade e sexo.
( ) A vacinação contra a tuberculose nas espécies animais, abrangidas pelo PNCEBT, deve ser realizada anualmente até o final do primeiro semestre de cada ano.
( ) O tratamento medicamentoso (antibióticos) dos animais infectados pelo Mycobacterium bovis deve continuar por, pelo menos, duas semanas após o desaparecimento dos sinais clínicos da doença.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Nos suínos, estrogenismo é uma doença causada pela ingestão de rações elaboradas com cereais contaminados por toxinas produzidas por fungos do gênero Fusarium, que se caracteriza por vulvovaginite e inúmeros outros transtornos, especialmente de natureza reprodutiva. A micotoxina responsável pelo aparecimento do quadro de estrogenismo nos suínos é identificada como:

De acordo com os dados estatísticos de 2020 do IBGE, no município de Viamão foram produzidas mais de 24 toneladas de lã provenientes da tosquia de aproximadamente 8 mil ovinos. O valor dessa lã foi de 39 mil reais. Algumas doenças como sarna, piolheira ovina e dermatofilose podem afetar a produção de lã, causando prejuízo econômico aos produtores. A sarna mais frequente em ovinos, não somente no Brasil, como em diferentes partes do mundo onde a criação desta espécie animal é expressiva, é causada por:

Empanzinamento (timpanismo ruminal) é uma anormalidade derivada do acúmulo de gases no rúmen e, em razão da ausência de eructação, ocorre distensão abdominal que pode resultar na morte do animal. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. Timpanismo gasoso também é conhecido como timpanismo ruminal secundário.
II. Timpanismo espumoso pode ser definido como timpanismo ruminal primário.
III. Obstrução física do esôfago por batatas, maçãs, impedindo a eructação podem ser causa de timpanismo gasoso.
IV. O timpanismo espumoso geralmente acomete mais animais da propriedade do que o timpanismo gasoso.
V. O timpanismo ruminal é evidenciado pela distensão da fossa sublombar esquerda.
Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis