Questões de Veterinária da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária da FUNDATEC

Considerando que o rebanho bovino em Restinga Sêca está estimado em aproximadamente 35.000 cabeças (IBGE, 2020), majoritariamente distribuídos em gado de corte (33.500) e pouco mais de 1.500 bovinos de leite, analise as assertivas abaixo em relação aos programas de sanidade animal para essa espécie:
I. A vacinação contra a brucelose é obrigatória para as fêmeas bovinas e bubalinas a partir dos 3 meses de idade.
II. O teste intradérmico, seja nas regiões caudal ou cervical, é o teste de escolha para o diagnóstico da tuberculose bovina.
III. O teste de triagem com o Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) busca detectar anticorpos contra a raiva bovina.
IV. A reação positiva à tuberculina não indica o órgão ou local da infecção nem a extensão da doença.
Quais estão corretas?

O Médico Veterinário encontra um efetivo de aproximadamente 1.200 (mil e duzentos) equinos no município de Restinga Sêca (IBGE, 2020). Essa espécie está contemplada pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). ________________ e ____________________ são doenças abrangidas pelo PNSE. Seus agentes etiológicos são, respectivamente, ___________ e ____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

A qualidade microbiológica de um alimento depende, em primeiro lugar, da quantidade e dos tipos de microrganismos inicialmente presentes, ou seja, na contaminação inicial, e, depois de sua multiplicação no alimento. A contaminação inicial é representada por meio da qualidade das matérias-primas e da higiene de ambientes, superfícies, manipuladores, etc. O que vai regular a multiplicação dos microrganismos nos alimentos será o tipo de alimento e as condições ambientais. Entre os fatores que alteram o desenvolvimento e multiplicação de microrganismos nos alimentos estão os inerentes ao alimento, também chamados de parâmetros intrínsecos, e os fatores inerentes ao ambiente, também chamados de parâmetros extrínsecos. Assinale a alternativa onde estão citados, correta e respectivamente, dois fatores intrínsecos e dois fatores extrínsecos que agem como variáveis intervenientes no desenvolvimento e multiplicação dos microrganismos nos alimentos. 

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Para a obtenção dessa equivalência, é necessário comprovar que tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A solicitação da equivalência pode ser solicitada por:
I. Distrito Federal.
II. Estados.
III. Municípios.
IV. Consórcios Públicos Municipais.
Quais estão corretas? 

Em alguns animais recém-nascidos, quando ingerem leite, ocorre a ativação de um reflexo nervoso, que estimula a contração da musculatura presente na parede esofágica, formando, a partir dessa contratura, um “tubo” chamado de sulco esofágico, popularmente conhecido como “goteira esofágica”. Esse evento se refere ao ato fisiológico observado em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis