Listagem de Questões sobre Geral
Texto CE-I – questões de 21 a 23
Defesa sanitária animal é a ação organizada visando à proteção de animais e rebanhos contra a introdução de doenças, o controle das doenças já existentes e a sua erradicação. Essa ação é, usualmente, compartilhada entre os governos federal, estaduais e municipais, cada um cumprindo papéis bem definidos. As principais decisões no estabelecimento dos programas a serem desenvolvidos estão relacionadas à importância social e econômica das enfermidades, especialmente quanto às perdas físicas e limitações comerciais produzidas pela doença e com a política e a estratégia de combate a ser adotada. Considerando esses pontos, o serviço veterinário deve estar preparado para definir o status sanitário das diferentes áreas que integram o programa, principalmente em países de dimensões continentais como é o caso do Brasil. O diagnóstico de situação deve ser produzido para indicar as políticas e estratégias a serem adotadas, frente às diferentes doenças.
Na definição de programas de combate às doenças vesiculares, o diagnóstico diferencial é dispensável uma vez que as estratégias a serem empregadas são semelhantes.
O conhecimento da evolução da freqüência relativa de casos tem papel importante na indicação das ações prioritárias para os programas específicos de controle e erradicação das doenças em animais.
A análise do sistema de produção é indispensável nos estudos que visam ao planejamento das ações de combate às doenças, como a febre aftosa.
A amostragem sorológica é uma ferramenta importante na definição da distribuição espacial e temporal da ocorrência de brucelose bovina.
Para o conhecimento da distribuição espacial e temporal das doenças de natureza crônica, como o botulismo, são usadas provas de triagem como a fixação de complemento.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}