Listagem de Questões sobre Geral
A vigilância epidemiológica é uma atividade permanente e sistemática, indispensável aos programas sanitários. A obtenção contínua de informações pela vigilância, acerca dos componentes envolvidos com a ocorrência de doenças, visa ao oferecimento de elementos de apoio aos programas de prevenção, controle e erradicação. A informação obtida de maneira sistemática, ou em inquéritos e levantamentos específicos, é a matéria prima a ser processada e analisada pelos serviços de vigilância epidemiológica. Essas informações devem apresentar sempre vinculações de caráter espacial ou geográfico e temporal ou cronológico. Acerca dessas idéias, julgue os itens seguintes.
O coeficiente de morbidade incidente, ou incidência, reflete a freqüência relativa de todos os casos existentes em uma população, novos e antigos, sendo mais utilizado no estudo das doenças de natureza crônica.
Os coeficientes de morbidade prevalente, ou prevalência, expressam a freqüência relativa de casos novos na população animal, em uma dada região, durante um determinado período de tempo.
Os coeficientes de morbidade expressam a freqüência de uma doença em uma população de uma região, em determinado período de tempo, refletindo o risco ou a probabilidade que apresenta um indivíduo dessa população de adoecer.
As doenças objeto do PNCEBT têm algumas características comuns, entre as quais o fato de atacarem mamíferos, incluindo o ser humano. São, portanto, consideradas zoonoses pelos organismos internacionais de saúde humana e animal. Com relação a essas doenças, julgue os itens abaixo.
A alta sensibilidade da reação intradérmica nos exames para a tuberculose bovina exclui a possibilidade de serem feitos diagnósticos falsos positivos.
A tuberculose e a brucelose são doenças de natureza aguda e altamente contagiosas, que acometem humanos e animais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}