Listagem de Questões sobre Geral
Ainda acerca dos animais silvestres no Brasil, julgue os itens que se seguem.
A espécie Panthera onca, considerada o maior felino das américas, ocorria desde o sul dos Estados Unidos da América (EUA) até o Uruguai e pampas argentinos. Sua distribuição geográfica foi reduzida em virtude da ocupação humana, sobretudo para a exploração agropecuária. Além da destruição do habitat natural dessa espécie, a caça para a comercialização de sua pele ou para a proteção de gado bovino também contribuiu para a diminuição de suas populações. Os espécimes que habitam as florestas fechadas são menores que aqueles que habitam os campos cerrados e os campos do Pantanal, porque a oferta de presas de porte maior é mais abundante nos campos.
A ordem Edentata apresenta dentição reduzida aos molares, sem esmalte, na parte anterior dos maxilares, ou ausência dos mesmos, e apresenta artelhos com garras. Os gêneros Myrmecophagus e Bradypus são importantes representantes dessa ordem no Brasil.
O Brasil situa-se entre os principais países exportadores, de forma ilegal, de espécies de fauna e de flora silvestres. A sua condição de país periférico no cenário econômico mundial, somada à riqueza de sua biodiversidade, à influência dos órgãos governamentais de controle e às péssimas condições de vida predominantes na maioria de sua população, contribui para reforçar essa situação. Acerca dos animais silvestres, julgue os itens a seguir.
O Myrmecophaga tridactyla é um animal não-territorial, que costuma vagar por uma área de aproximadamente 9.000 ha. É um animal ativo durante o dia e à noite, dependendo da temperatura ambiental, da ocorrência de chuvas e da proximidade com núcleos urbanos. As queimadas criminosas são fatais a essa espécie animal, pois seu pêlo é altamente inflamável.
As classes mammalia, aves, reptilia, crustacea e amphibia fazem parte do mesmo filo.
A Anodorhynchus hyacinthinus é encontrada nas seguintes regiões: Pantanal, sul da Amazônia, oeste da Bahia, Tocantins, Piauí e sul do Maranhão. Ela é um animal muito sedentário e gregário, cuja população está relacionada à existência de árvores para nidificação e aos cocos de poucas espécies de palmáceas. A falta de um desses fatores impede a sobrevivência da espécie. Hoje, a população é diminuta por causa da destruição dos habitats, do tráfico e do baixo sucesso reprodutivo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}