Listagem de Questões sobre Geral
O botulismo é causado por toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, bacilo anaeróbio cujos esporos são encontrados freqüentemente no solo, na água e no trato digestivo de animais, sendo, portanto, um tipo de intoxicação exógena. Com referência ao botulismo, julgue os itens subseqüentes.
A epidemiologia do botulismo enzoótico está intimamente relacionada com a deficiência de fósforo nas pastagens tropicais, o que leva os bovinos a ingerirem carcaças contaminadas pela toxina botulínica e a desenvolverem a doença.
As plantas tóxicas causam inúmeros prejuízos aos rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos na Amazônia, principalmente em locais recentemente desmatados. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens.
Na intoxicação por Palicourea marcgravii, o animal apresenta tremores e ataxia antes de morrer subitamente. O diagnóstico é realizado com base em lesões histopatológicas localizadas no cérebro, no fígado, nos músculos e nos rins, sendo que no fígado é freqüente a presença de lesões com aspecto de noz moscada.
A água parece ser fator desencadeante de morte causada por Palicourea marcgravii, uma vez que freqüentemente se observam animais intoxicados mortos à beira de rios ou bebedouros.
A Palicourea marcgravii, popularmente conhecida por erva de rato ou cafezinho, é uma das plantas tóxicas mais importantes do Brasil devido a sua extensa distribuição, palatabilidade, alta toxidez e a seu efeito acumulativo.
As vacinas vivas e inativadas (mortas) são utilizadas comumente em rebanhos bovinos e ambas apresentam vantagens e desvantagens. Em relação às vacinas, julgue os itens que se seguem.
São vantagens das vacinas mortas a estabilidade no armazenamento e a pequena probabilidade de causar doenças por virulência residual e por contaminação de microrganismos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}