Listagem de Questões sobre Geral
A respeito da alimentação de bovinos com uréia, julgue o item abaixo.
A uréia é utilizada normalmente como fonte de nitrogênio não-protéico na alimentação de ruminantes. Essa substância pode causar intoxicações, pois, uma vez liberada no rúmen, é transformada em amônia e esta é absorvida, entrando na circulação. A amônia é transformada novamente em uréia pelo fígado, e o excesso de uréia no sangue torna-se altamente tóxico para o tecido nervoso.
Ionóforos são antibióticos utilizados como coccidiostáticos e promotores de crescimento. Erros na formulação de rações contendo esses antibióticos causam freqüentemente intoxicações em animais domésticos. A respeito desse assunto, julgue os seguintes itens.
A morte por intoxicação com ionóforos ocorre por lesão renal devida à nefrose tubular aguda. No que se refere às micotoxinas, julgue
Os eqüinos estão entre os animais mais suscetíveis à intoxicação por ionóforos.
O botulismo é causado por toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, bacilo anaeróbio cujos esporos são encontrados freqüentemente no solo, na água e no trato digestivo de animais, sendo, portanto, um tipo de intoxicação exógena. Com referência ao botulismo, julgue os itens subseqüentes.
O isolamento do Clostridium botulinum em culturas de conteúdo intestinal de animais mortos com suspeita de botulismo é suficiente para confirmar o diagnóstico.
As toxinas dos tipos C e D causam o botulismo principalmente em bovinos, ovinos e eqüinos. Em aves domésticas e silvestres, a do tipo C é o principal causador do botulismo. Portanto, a presença de cadáveres de aves em bebedouros sujos e locais de captação de água da chuva é uma das causas da doença.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}