Listagem de Questões sobre Geral
Considere que houve uma denúncia de que o leite produzido por fazendas de um município contém resíduos de medicamentos veterinários (antibióticos), fato que põe em risco a saúde dos habitantes locais. Em razão disso, foi ordenada a realização de um estudo epidemiológico para identificar os produtores de leite suspeitos e as causas da possível presença de resíduos de antibióticos no leite.
A partir das idéias do texto acima e da situação hipotética apresentada, julgue os seguintes itens.
São três as questões fundamentais da epidemiologia descritiva a serem formuladas na situação hipotética descrita: quem? (quais produtores rurais estão entregando leite com resíduos); onde? (de que região provém o leite com os referidos resíduos); e de que forma? (de que maneira os resíduos foram introduzidos no leite).
No âmbito do governo federal, compete ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fiscalizar os níveis de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal nos pontos de comercialização, como supermercados, por exemplo.
A determinação dos LMRs baseia-se em ensaios toxicológicos experimentais. O consumo de alimentos (carne, fígado, ovos, leite e gordura) não é considerado nesse cálculo, pois seria um fator sujeito a forte variação entre os países em decorrência de seus diferentes hábitos alimentares.
O Codex Alimentarius, da FAO, apoiado pelo JECFA (Joint Expert Commitee on Food Adictives) pode ser corretamente considerado como um órgão de referência internacional no estabelecimento dos denominados limites máximos de resíduos (LMRs) em alimentos.
Em uma perspectiva funcional, um receptor farmacológico pode existir em dois estados conformacionais - ativo e inativo. Fármacos agonistas possuem maior afinidade pelo receptor na conformação ativa, ao contrário dos antagonistas competitivos, cuja afinidade preferencial é pelo receptor na conformação inativa.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}