Questões sobre Doenças Infecciosas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecciosas

Enfermidade infectocontagiosa com capacidade zoonótica provocada por microrganismos imóveis, sem cápsula nem esporos, aeróbios obrigatórios, intracelulares não obrigatórios e pouco resistentes ao calor. A doença possui grande aspecto de infecciosidade, sendo mais frequente em bovinos e suínos, menos frequente em ovinos, caprinos e carnívoros e extremamente rara em equídeos. As fontes de infecção mais comuns são o ar, alimentos, água, comedouros, bebedouros e fômites contaminados. Em bovinos e caprinos ocorre de forma semelhante, com a maioria dos animais não apresentando sinais clínicos. Nos suínos, observa-se tosse, infertilidade, caquexia e diarreia. Nas aves, afetam principalmente o trato intestinal, e as lesões pulmonares são vistas ocasionalmente. As lesões histológicas caracterizam-se por áreas de necrose, com áreas de calcificação rodeadas por células epitelioides e células gigantes. Mais na periferia, observam-se monócitos e linfócitos, e proliferação de tecido fibroso, que tenta encapsular a lesão.
As características descritas correspondem a

A maioria dos casos de raiva humana, cerca de 63%, é transmitida por mordedura de cães raivosos; entretanto, essa transmissão também pode ser feita por animais silvestres, como o morcego hematófago.


Com relação ao vírus da raiva, suas formas de transmissão e os sinais clínicos apresentados pelos animais, assinale a alternativa correta.

A raiva é uma zoonose que causa sérios riscos à saúde pública, causada por um rabdovírus neurotrópico, sendo uma zoonose suscetível a todos os mamíferos. Na raiva dos herbívoros, a fonte de infecção mais importante é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. Assim, para controlar da raiva dos herbívoros domésticos, normas técnicas foram desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Com relação a essas normas técnicas, assinale a alternativa correta. 

Doença diarreica aguda, comumente, identificada em surtos investigados pela Vigilância, que pode ser transmitida pelo consumo de alimentos contaminados e tem como manifestações clínicas características: diarreia aquosa, raramente febre, apresentações de vômito é comum, período de incubação de 18 horas a 2 dias e duração da doença de 12 horas a 2 dias. Assinale a alternativa correta quanto ao vírus, da família Caliciviridae, que é responsável por causar a doença diarreica aguda do enunciado em questão. 

Sobre os critérios para classificação de áreas para a vigilância e o controle da Leishmaniose Visceral (LV), assinale a alternativa incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis