Questões sobre Defesa Sanitária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Defesa Sanitária

#Questão 1074559 - Veterinária, Defesa Sanitária, FGV, 2022, PC-AM, Perito Criminal - 4ª Classe - Veterinária

A instrução normativa n° 50, de 24 de setembro de 2013, lista as doenças que são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal.


São listadas como doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:

De acordo com a lista de doenças de notificação obrigatória, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Instrução Normativa n.o 50/2013, cinco das doenças animais que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito são: 

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT (Instrução Normativa Ministerial n.º 02/2001 e regulamentado pela Instrução Normativa SDA n.º 10/2017) tem como objetivo, baixar a prevalência e a incidência dessas doenças em bovinos e bubalinos, visando à erradicação. Levando em consideração os procedimentos para vacinação dos bovinos adotados nesse programa, analise as sentenças abaixo:

I- As fêmeas vacinadas com a amostra RB51 deverão ser marcadas com um V.
II- Os machos não devem ser vacinados com a vacina B19 ou RB51.
III- As fêmeas entre 3 e 12 meses de idade, devem ser vacinadas com a vacina RB51.
IV- As fêmeas entre 3 e 8 meses de idade, devem ser vacinadas com a amostra B19 e marcadas com o algarismo final do ano de vacinação.

Assinale a alternativa CORRETA.

O PNCEBT foi instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA no ano 2000, sendo seu regulamento técnico revisto pela Instrução Normativa - IN nº 10, de 3/3/2017. De acordo com a sua abrangência podemos afirmar que: assinale a alternativa CORRETA

De acordo com o artigo 2°, As doenças listadas no Anexo da Instrução Normativa N° 50, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013, são de notificação obrigatória ao serviço veterinário oficial, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006, Assim, a notificação da suspeita ou ocorrência de doença listada no Anexo desta instrução normativa é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal. A respeito dessas normas assinale a alternativa que contenha somente doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis