Questões sobre Anatomia e Fisiologia Veterinária

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Anatomia e Fisiologia Veterinária

As principais funções dos epitélios são revestimento e secreção. Eles revestem superfícies internas ou externas de órgãos ou do corpo dos animais. O núcleo dos vários tipos de células epiteliais tem forma característica, variando de esférico até alongado ou elíptico. A forma dos núcleos geralmente acompanha a forma das células. Considerando o tecido epitelial de revestimento, assinale a alternativa correta.

Os peixes constituem cerca de 50% de todas as espécies de animais vertebrados conhecidas, sendo o maior e mais diverso grupo com mais de 20.000 espécies diferentes. O conhecimento básico de anatomia e fisiologia dos peixes torna-se imprescindível para a realização de um bom trabalho veterinário com esses animais. Assinale a alternativa correta sobre as características anatômicas e fisiológicas dos peixes. 

Em vertebrados, geralmente as respostas fisiológicas aos estressores têm uma importante função de sobrevivência, e o padrão da resposta ao estresse tem sido altamente conservado. No entanto, a exposição repetida e crônica a estressores tem um efeito prejudicial em muitos aspectos da fisiologia do organismo. Assinale a alternativa correta sobre as respostas fisiológicas dos animais vertebrados ao estresse.

A zona de conforto térmico (ZCT) ou termoneutralidade é determinada pela faixa de temperatura em que ocorre a termorregulação sem ativar mecanismo de produção ou perda de calor do organismo animal, com mínimo esforço dos mecanismos termorregulatórios. Indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre estresse térmico em espécies zootécnicas e de laboratório e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

( ) Na criação de roedores de laboratório, a temperatura da sala é ajustada abaixo do limite inferior de termoneutralidade para não haver risco de estresse térmico por calor nessas espécies.
( ) Os peixes, por serem animais pecilotérmicos, se adaptam facilmente às mudanças de temperatura.
( ) Em bovinos, as raças taurinas possuem maior número de glândulas sudoríparas na epiderme do que as raças zebuínas, o que lhes confere melhor adaptação ao calor.
( ) As aves geralmente são desprovidas de glândulas sudoríparas, mas desenvolveram algumas adaptações comportamentais para lidar com o calor, incluindo taxa de respiração elevada, respiração ofegante e asas levantadas. 

“A autofagia é um processo catabólico celular que dá origem à degradação de componentes da própria célula. É um processo estreitamente regulado que desempenha uma função normal no crescimento celular, diferenciação, e na homeostase, e ajuda a manter um equilíbrio entre a síntese, a degradação e o reciclado dos produtos celulares. Consiste num dos principais mecanismos por meio dos quais uma célula em estado de desnutrição redistribui os nutrientes dos processos menos necessários aos essenciais.” O mecanismo de autofagia é mediado por qual das organelas relacionadas abaixo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis