Questões de Veterinária do ano 2020

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2020

A Instrução Normativa nº 10/2017 da Secretaria da Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) introduziu algumas alterações com relação à vacinação contra a brucelose bovina. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19). ( ) A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, nas espécies bovina e bubalina. ( ) Fêmeas vacinadas com a vacina B19 deverão ser marcadas com o algarismo final do ano de vacinação. ( ) É permitida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade, desde que sejam destinados à coleta de sêmen e não à monta natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Dentre as doenças classificadas como zoonoses, denomina-se metazoonose quando a transmissão está obrigatoriamente relacionada a vetores invertebrados. No interior do organismo do hospedeiro invertebrado, o parasita realiza uma fase do seu ciclo biológico durante um determinado intervalo de tempo (período de incubação), que precede a transmissão a outro hospedeiro vertebrado. Assinale a alternativa que representa um exemplo de metazoonose.

Segundo o Censo de 2010 do IBGE, no município de Panambi, destacam-se como atividades pecuárias a bovinocultura, suinocultura e avicultura. É significativo o número de propriedades dedicadas à criação dessas espécies assim como também merece destaque a renda gerada por essas atividades. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Cada uma das espécies animais acima citada está contemplada com programas sanitários nacionais específicos editados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

II. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do MAPA envolve apenas as espécies bovina e bubalina.

III. O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros também inclui o calendário de vacinação das espécies de animais de companhia como os cães e gatos domiciliados.

IV. Por serem animais hematófagos, os morcegos da espécie Desmodus rotundus não estão envolvidos no programa de controle da raiva dos herbívoros.


Quais estão corretas?

Ateleia glazioviana é uma planta palatável aos bovinos e comumente ingerida em período de escassez de pastos. As intoxicações por essa planta são caracterizadas por manifestações clínicas relacionadas ao sistema nervoso (apatia, letargia e cegueira), ao sistema cardiovascular (“morte súbita” e insuficiência cardíaca) e falha reprodutiva, abortos e nascimento de bezerros fracos que geralmente morrem após algumas horas. Essa planta tóxica para bovinos é popularmente conhecida como:

Ainda em relação à Peste Suína Clássica (PSC), é correto afirmar que em termos de ocorrência da doença no Brasil, a doença encontra-se erradicada em todos os municípios das seguintes regiões:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis