Questões de Veterinária do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Veterinária do ano 2007

A infertilidade em éguas é um dos maiores problemas da reprodução eqüina, causando substancial perda econômica por redução na produção anual de potros. Quanto a esse assunto, julgue os seguintes itens.

As principais técnicas cirúrgicas para o tratamento de pneumovagina foram descritas por Caslick e Pouret.

A infertilidade em éguas é um dos maiores problemas da reprodução eqüina, causando substancial perda econômica por redução na produção anual de potros. Quanto a esse assunto, julgue os seguintes itens.

Uma das causas mais comuns das infecções genitais em éguas é a pneumovagina, provocada por lesão durante o parto e que cria uma comunicação entre o reto e a vagina.

O termo desvio angular de membro se refere ao desvio de um membro no plano frontal, que pode ser congênito ou adquirido e pode ser do tipo valgo ou varo. A maioria dos potros nasce com desvio de leve a moderado e que se cura espontaneamente nos primeiros meses de vida. Julgue o item abaixo, que versa acerca do tratamento cirúrgico das deformidades angulares em potros.

A intervenção cirúrgica é indicada se não há remissão clínica ou espontânea do desvio em até 3 ou 4 semanas de vida. Os procedimentos cirúrgicos mais comumente adotados são a transecção periosteal com elevação do periósteo, para estimular a placa de crescimento no lado convexo, e a ponte transfiseal, para bloquear a placa de crescimento no lado côncavo.

Muitas substâncias podem ocasionar sinais clínicos de intoxicação. Em eqüinos, as substâncias mais implicadas em intoxicações são medicamentos, herbicidas, inseticidas, substâncias vegetais e toxinas fúngicas ou de animais peçonhentos. A respeito dos distúrbios causados por toxinas, julgue o item a seguir.

A leucoencefalomalacia eqüina é causada pela micotoxina fumonisina B1, um metabólito do Fusarium moniliforme. As lesões típicas, nesse caso, são a necrose e a liquefação dos hemisférios cerebrais e o tratamento para essas lesões se baseia na administração do antídoto específico para a micotoxina.

As afecções dentárias vêm, a cada dia, apresentando maior importância na clínica médica e cirúrgica de eqüinos. Relativamente a afecções dentárias em eqüinos, julgue os itens que se seguem.

A doença periodontal em eqüinos caracteriza-se pela inflamação da gengiva e reabsorção do osso alveolar, sem destruição do ligamento alveolar nem perda dentária.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis