Questões de Turismo da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Turismo da CESPE / CEBRASPE

Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A dimensão social do turismo pode estar associada à permanência de recursos econômicos advindos das atividades turísticas aplicados nas regiões receptoras para a conservação dos recursos culturais e ambientais, e para a educação básica e profissional.

Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A excelência no atendimento, além de caracterizar direito do turista-cidadão, constitui valor de vantagem competitiva para as organizações do setor, pois possibilita, em última instância, fidelizar e satisfazer seus clientes.

Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O atual modelo de gestão praticado por todas as organizações do setor turístico — públicas e privadas — se baseia na fragmentação da força de trabalho, o que amplia a insatisfação do corpo técnico e reflete na baixa qualidade do atendimento ao turista-cidadão.

Acerca da política pública do turismo expressa no Plano Nacional de Turismo 2007/2010, que se baseia na gestão descentralizada, estruturada por representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, julgue os itens que se seguem.

O Programa de Normatização do Turismo contempla o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos, como agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, parques temáticos, bacharéis e guias de turismo, e deve ser executado pelo Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais de turismo em todas as unidades da Federação.

Acerca da política pública do turismo expressa no Plano Nacional de Turismo 2007/2010, que se baseia na gestão descentralizada, estruturada por representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, julgue os itens que se seguem.

O Programa de Qualificação Profissional para o Turismo justifica que o estímulo à educação continuada e as ações para a formação profissional estão vinculadas exclusivamente aos programas do Ministério do Trabalho e Emprego.

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