Listagem de Questões sobre Geral
Segundo a Resolução nº 166/04 do Conselho Nacional de Trânsito, o Fundo Nacional de Segurança e Educação para o Trânsito - FUNSET será constituído pela transferência de parte das multas de trânsito arrecadadas pelos entes federativos. Essa participação é de
10% do valor das multas de trânsito arrecadadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
5% do valor das multas de trânsito arrecadadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
5% do valor das multas de trânsito arrecadadas por todos os entes federativos, à exceção dos Municípios, que já contribuem para fundo estadual de mesma natureza.
A Resolução nº 039/98 do Conselho Nacional de Trânsito estabelece padrões e critérios para a instalação de ondulações transversais e sonorizadores nas vias públicas. Em atendimento a essas normas, é correto afirmar que
as ondulações transversais são classificadas em dois tipos, com especificações para as vias urbanas e rurais, respectiva- mente.
as ondulações transversais do TIPO I somente poderão ser instaladas, quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 40 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo.
as ondulações transversais do TIPO I somente poderão ser instaladas nas vias rurais, quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 30km/h.
as ondulações transversais do TIPO I somente poderão ser instaladas, quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 20 km/h, em vias locais, onde não circulem linhas regulares de transporte coletivo.
as ondulações transversais do TIPO I somente poderão ser instaladas nas vias locais, quando houver necessidade de serem desenvolvidas velocidades até um máximo de 30km/h.
O Código Brasileiro de Trânsito estatui regras relativas à Engenharia de Tráfego, à Operação, à Fiscalização e ao Policiamento Ostensivo de Trânsito. Face ao cumprimento dessas regras
nenhum projeto de edificação será aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.
qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.
nenhuma obra ou evento será iniciado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito.
ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas relacionadas à Engenharia de Tráfego, à Operação, à Fiscalização e ao Policiamento Ostensivo de Trânsito, será aplicada multa diária pela autoridade de trânsito na base de vinte por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.
é terminantemente proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade.
Sobre as normas de trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação, é incorreto afirmar.
A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.
Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre trânsito e estacionamento no local da prestação de serviço, desde que devidamente sinalizados, devendo estar identificados na forma estabelecida pelo CONTRAN
Os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as demais normas de circulação estabelecidas no Código Brasileiro de Trânsito.
Todo condutor, ao efetuar a ultrapassagem, deverá indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço.
Todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro.
De acordo com a Resolução nº 141/2002 do Conselho Nacional de Trânsito, a definição do local de instalação de aparelho, de equipamento ou de qualquer outro meio tecnológico para auxiliar na gestão do trânsito depende de estudos preliminares. Assinale a alternativa que indica as variáveis, dentre outras, a serem analisadas nesses estudos técnicos.
Os índices de acidentes, as características da localidade, a velocidade máxima da via, a geometria da via, a densidade veicular, o potencial de risco aos usuários, a comprovação da necessidade de fiscalização, sempre dando prioridade à educação para o trânsito e à redução e prevenção de acidentes.
Os índices de acidentes, as características da localidade, a velocidade máxima da via, a densidade veicular, o potencial de risco aos usuários, a comprovação da necessidade de fiscalização, sempre dando prioridade à educação para o trânsito e à redução e prevenção de acidentes.
Os índices de acidentes, as características da localidade, a velocidade máxima da via, a geometria da via, o potencial de risco aos usuários, a comprovação da necessidade de fiscalização, sempre dando prioridade à punibilidade às infrações de trânsito e à redução e prevenção de acidentes.
Os índices de acidentes, as características da localidade, a velocidade máxima da via, a geometria da via, a densidade veicular, a comprovação da necessidade de fiscalização, sempre dando prioridade à educação para o trânsito e à redução e prevenção de acidentes.
Os índices de acidentes, as características da via, a velocidade máxima da via, a geografia da via, a densidade veicular, o potencial de risco aos usuários, a comprovação da necessidade de fiscalização, sempre dando prioridade à educação para o trânsito e à redução e prevenção de acidentes.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}