Questões de Terapia Ocupacional da NUCEPE

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da NUCEPE

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.

I – Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.

II – Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.

III – Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.

IV – Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.

V – É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

A atividade ou ocupação para ser considerada recurso terapêutico deve:

I - ser selecionada e capaz de ser ajustada a qualquer pessoa em tratamento, de forma a melhorar suas capacidades e habilidades prejudicadas permitindo o funcionamento ocupacional;

II - ter uma finalidade ou objetivo que a torna desafiadora, com perspectiva de sucesso, bem como significado e relevância para a pessoa em tratamento;

III - apresentar as características necessárias para evocar a resposta desejada;

IV - provocar resposta total imediata de acordo com o interesse, não permitindo gradação;

V - ter a participação do cliente na escolha da atividade.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Na avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais, deve ou pode constar, segundo Trombly:

I – instrumentos válidos, confiáveis e sensíveis para detectar alterações importantes;

II – avaliações padronizadas de tarefas ocupacionais para os cuidados pessoais;

III – teste que meça consistentemente o parâmetro em estudo, independente de quem é a contagem ou de quando ocorre;

IV – definidas operacionalmente as tarefas dos testes como passo inicial para estabelecer a confiabilidade;

V – na avaliação do desempenho para vestir-se, o teste deve deve ser sensível para notar o progresso quanto a diferentes peças de roupas aplicadas ou diferentes partes do corpo a serem vestidas.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Pensando no desempenho das tarefas ocupacionais, marque as afirmações com V (verdadeora) ou F (falsa).

I – A independência nas tarefas de desempenho ocupacional é o objetivo geral da reabilitação.

II – Sempre que uma pessoa sofre um trauma ou doença, a independência nas atividades físicas fica prejudicada.

III – É papel do terapeuta ocupacional, na reabilitação, prescrever e treinar a utilização das adaptações necessárias para a realização das AVDs.

IV – Visando ao desempenho ocupacional, o terapeuta ensina o paciente a compensar as limitações quando os fatores limitantes não forem passíveis de mudança.

V – A avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais se dá através do questionamento aos famíliares do paciente se o resultado corresponde às suas expectativas.

Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.

Na reabilitação em Terapia Ocupacional, segundo Trobly, podemos afirmar que:

I – o retorno à família, trabalho ou papel ocupacional próprio da faixa etária e comunidade é o seu objetivo e será sempre alcançado;

II – a abordagem reabilitatória é um esquema compensatório apropriado para os pacientes que, portando uma deficiência, seja essa deficiência em base permanente ou provisória, precisam aprender a conviver com essa limitação;

III – qualquer coisa que a pessoa faça relacionada com seus deveres, papéis ou satisfação na vida, é uma tarefa de desempenho ocupacional;

IV – só podemos considerar que há independência pessoal, se não houver dependência de equipamentos para a realização de tarefas;

V – quando houver necessidade de equipamento cabe sempre ao Terapeuta desenvolvê-lo, fazê-lo ou mandar fabricá-lo, para cada paciente.

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