Questões de Terapia Ocupacional da FUNRIO

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“A relação terapeuta - paciente, ou seja o vínculo terapêutico – ocupa um lugar fundamental”. “Na interação percebem-se as reais necessidades da pessoa, vivem-se constantes modificações e captam-se os conteúdos subjetivos.” (Toldrá 2003). De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que

Para avaliar a função simpática quando há lesão nervosa periférica, especialmente em crianças pequenas e adultos com dificuldades cognitivas em responder a estímulos sensoriais e a testes subjetivos, podemos aplicar o teste

Paciente, apresentando enfraquecimento muscular progressivo, tetraplegia, distúrbios sensoriais ascendentes, insuficiência respiratória, nível elevado de proteínas no líquido cefalorraquidiano, determinado por punção espinhal. De acordo com as características acima, podemos afirmar que o paciente apresenta

Na clínica da Terapia Ocupacional, o “setting” terapêutico buscou modelos psicológicos para sua estruturação, com enquadramentos claros e definidos. No decorrer da construção e progressão da profissão nos deparamos com necessidade de mudanças, o qual as propostas de tratamento ganham dimensões muito próximas do dia-a-dia. Considerando-se as potencialidades das atividades, vivências e necessidades do sujeito na contemporaneidade, é preciso pensar num “setting” terapêutico:

De acordo com o código de ética profissional do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, publicado no DOU nº 182 de 22/09/1978, seção I, Parte II, páginas 5265/5268, aprovado pela resolução COFFITO 10, Capítulo II do Exercício Profissional ART. 7º. São deveres do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, nas respectivas áreas de atuação,

I. exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio, e as tradições de suas profissões.

II. pertencer, no mínimo, a uma entidade associativa da respectiva classe, de caráter cultural e/ou sindical, da jurisdição onde exerce sua atividade profissional.

III. respeitar a vida humana desde a concepção até a morte, jamais cooperando em ato que voluntariamente se atente contra ela, ou que coloque em risco a integridade física ou psíquica do ser humano.

IV. apoiar as iniciativas que visam o aprimoramento cultural e a defesa dos legítimos interesses da respectiva classe.

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