Questões de Terapia Ocupacional da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Terapia Ocupacional da CESPE / CEBRASPE

#Questão 598984 - Terapia Ocupacional, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Oncológica

Com relação ao assunto do documento mencionado no texto, julgue os itens a seguir.

Na perspectiva da terapia ocupacional, uma criança é considerada com atraso de desenvolvimento quando não é capaz de se engajar ou desempenhar atividades com um propósito no contexto que estão inseridas.

#Questão 598986 - Terapia Ocupacional, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Oncológica

No que se refere ao brincar, atividade primordialmente utilizada pelo terapeuta ocupacional como recurso terapêutico para crianças, julgue os seguintes itens. Mesmo em diferentes faixas etárias, a forma e o conteúdo do brincar das crianças são semelhantes e independem das vivências pessoais delas, já que a atividade lúdica é intrínseca ao ser humano.

#Questão 598987 - Terapia Ocupacional, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Oncológica

No que se refere ao brincar, atividade primordialmente utilizada pelo terapeuta ocupacional como recurso terapêutico para crianças, julgue os seguintes itens. A brincadeira espontânea e livre constitui importante terapêutica, pois permite à criança perceber-se no mundo, falar de si mesma e, consequentemente, se desenvolver.

#Questão 598989 - Terapia Ocupacional, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Oncológica

Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchene (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.

A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

No caso em tela, os passos dados pela criança para se levantar revelam a manobra denominada sinal de Gowers.

#Questão 598990 - Terapia Ocupacional, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2017, HUB, Multiprofissional em Atenção Oncológica

Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchene (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.

A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Adaptar algumas brincadeiras para a posição sentada e distribuir os brinquedos em semicírculos são algumas das técnicas de conservação de energia que podem ser úteis para o caso em questão.

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