Questões sobre Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde

Leia o quadro clínico abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Paciente J.F.B, 26 anos, sexo feminino, auxiliar de escritório, chegou, em 19 de outubro de 2015, com diagnóstico clínico de ______________. Na anamnese da Terapeuta Ocupacional, a paciente relatava fortes dores incapacitantes para realização de suas atividades laborativas nos polegares de ambas as mãos. À realização do Teste de Finkelstein, o qual consiste no alongamento passivo pela adução do polegar e desvio ulnar do punho, o resultado foi positivo, confirmando o diagnóstico.

O TDC, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação é um atraso no desenvolvimento motor, que pode aparecer sem relação com distúrbios neurológicos ou traumas. Este transtorno pode se manifestar em crianças na pré-escola e para o devido cuidado é importante a sua identificação precoce. Assinale a alternativa CORRETA.

Na atuação junto às pessoas com deficiência o terapeuta ocupacional intervém sobre as incapacidades decorrentes da deficiência e sua relação com o ambiente e sobre as desvantagens ou conseqüências sociais da deficiência. Para isso é necessário abordar ____________, ____________ (seja o domicílio, sejam espaços de trabalho, de estudo, de lazer ou outros) e __________________________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

Os aspectos do indivíduo que podem ser acessados em uma avaliação do terapeuta ocupacional numa entrevista clínica são, EXCETO:

João, com 51 anos de idade, casado, músico, sentiu fortes dores na região cervical e formigamento no membro superior esquerdo. Após exames, identificou-se que ele havia sofrido um infarto. Indicou-se a cirurgia para a colocação de marcapasso.
Acerca desse caso clínico, considerando a etapa de avaliação inicial do terapeuta ocupacional, julgue o item a seguir.
O terapeuta ocupacional deve utilizar a abordagem de avaliação top-down, levantando informações da história de papéis ocupacionais, atividades e tarefas, e não os dados clínicos do paciente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis