Listagem de Questões sobre Geral
A respeito da atividade como recurso terapêutico e da conduta do terapeuta, julgue os itens subseqüentes.
Nos anos 40 e 50 do século XX, mesmo diante da nova corrente científica denominada reducionismo, os terapeutas ocupacionais não se deixaram envolver, fazendo que atividade utilizada como recurso terapêutico reabilitasse o homem como um todo, e não fosse realizada apenas com o propósito de um exercício específico, que teria como principal objetivo reabilitar uma mão, uma articulação.
A atividade prática criadora é aquela que se efetiva mediante o trabalho do homem com a natureza. Entretanto, sendo o homem um ser social, esse processo só se realiza sob determinadas condições sociais. Pelo trabalho, o homem transforma um objeto de acordo com uma finalidade, utilizando-se de meios ou de instrumentos adequados e, ao materializar uma finalidade, ele se objetiva no produto.
O ato de realizar atividades promove mudanças de atitudes, pensamentos e sentimentos; restabelece, de maneira sutil, o equilíbrio emocional e atua na estruturação da relação tempo-espaço.
Movimentos espasmódicos, incontrolados e de amplitude extrema, com fraco controle das amplitudes médias, são característicos da Paralisia Cerebral do tipo:
ataxia.
atetose.
hemiplegia espástica.
quadriplegia espástica.
diplegia espástica.
O sucesso e a eficácia do tratamento da Terapia Ocupacional em crianças com Paralisia Cerebral depende de(a):
um plano de tratamento rígido e elaborado, de forma que atenda a todas as crianças.
atuação do terapeuta, não levando em conta a individualidade de cada criança.
elaboração de planos que sejam sempre repetidos e se adequem a todas as crianças.
elaboração de atividades rígidas e pré-estabelecidas que proporcionem estímulos adequados, independente da criança.
elaboração de um plano de tratamento adequado e adaptado à individualidade de cada criança.
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