Listagem de Questões sobre Geral
No processo maturativo, o lactente no quarto trimestre:
inicia o arrastar e troca de decúbito.
apresenta tônus flexor de membros superiores e cabeça lateralizada.
pode pular e correr com equilíbrio dinâmico e coordenação motora ampla bem aprimorados.
muda de decúbito com facilidade, passa para a posição sentada, engatinha e já pode permanecer em posição ortostática.
não realiza transferências intermediárias e postura puppy.
A preensão voluntária instala-se no bebê entre os quatro, cinco meses e tem como função alcançar um determinado objeto. Para isto, a criança estende uma das mãos, ou ambas, e realiza um movimento em varredura denominado:
grasping.
bimanual.
pinça digital.
palmar cilíndrico.
dígito-palmar.
A órtese é um dispositivo que se acrescenta ao corpo com o objetivo de:
substituir uma parte do corpo que foi amputada.
restaurar uma função.
estimular o surgimento de contraturas musculares.
manter movimentos isocinéticos constantes.
movimentar as articulações atingidas nos episódios agudos de artrite reumatóide.
Luísa, com doze anos de idade, sob diagnóstico de hepatite, foi internada em uma enfermaria de um hospital geral para a realização de tratamento. A paciente encontra-se internada há dois dias e mostra-se mais recuperada. Por ter sido internada pelo SUS, Luísa divide o quarto com mais três pacientes e não tem a companhia de sua mãe, da qual ela sempre diz sentir saudade. As demais pacientes que dividem o quarto com Luísa são três mulheres. Uma delas apresenta insuficiência pulmonar e as demais são duas senhoras idosas que sofreram fratura no fêmur. No momento, Luísa encontra-se mais calma e adaptada à rotina hospitalar. A paciente acaba de ser encaminhada para a terapeuta ocupacional do hospital geral.
Considerando o caso descrito acima e procedimentos do terapeuta ocupacional nas unidades de saúde, julgue os itens a seguir.
O hospital geral é um equipamento de saúde que possui como principal característica a alta rotatividade e a imensa diversidade de patologias. Devido a tais características, o terapeuta ocupacional que desenvolve seu trabalho nesse equipamento de saúde tem de atuar de forma muito dinâmica e precisa, mediante o estabelecimento de critérios de elegibilidade dos pacientes, pois não será possível atender a toda a demanda do hospital.
A respeito da atividade como recurso terapêutico e da conduta do terapeuta, julgue os itens subseqüentes.
Ao final da década de 70 do século XX, no Brasil, os terapeutas ocupacionais passaram a questionar se a realização das atividades não estava contribuindo ainda mais para um processo de exclusão de pacientes já estigmatizados.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}