Questões de Técnicas em Laboratório da Instituto Access

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Técnicas em Laboratório da Instituto Access

Segundo Hidasi Filho (1976), a taxidermia é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais.
Na preparação de animais para taxidermia, são usadas diversas técnicas, como preparação de esqueleto, de pele cheia ou de pele em curtume, montagem em série ou para exposição, diafanização, infiltração em parafina, fixação e montagem de coleção de insetos de várias espécies. Com relação à diafanização de animais, assinale a afirmativa incorreta

O uso de corantes é fundamental para o auxílio nos estudos histológicos das características químicas teciduais. No entanto, algumas colorações diferenciadas destacam regiões específicas do tecido ou mesmo classes de proteínas, porque, para identificar alguns elementos teciduais, em situações normais ou patológicas, é preciso reconhecer certas proteínas específicas. 
A técnica citológica que se baseia na capacidade de certas substâncias reagirem com afinidade pontual para determinados elementos e que permite a detecção de antígenos específicos que reconhecem uma determinada proteína-alvo, possibilitando, assim, a identificação molecular de diferentes elementos teciduais, com observação possível nos diferentes tipos de microscópio, é denominada 

A coloração histoquímica tem por princípio contrastar as estruturas celulares e teciduais para sua posterior visualização microscópica. Para isso, são utilizados corantes, que são moléculas químicas com sistemas de elétrons deslocalizados, conjugados com ligações duplas, contendo dois grupos distintos: os cromóforos e os auxocromos.
Na coloração histoquímica, certos componentes teciduais combinam-se com o corante para produzirem uma cor diferente da cor original do corante. Esses componentes também adquirem coloração diferente do resto do tecido corado, num fenômeno denominado 

Observe a figura a seguir. Ela apresenta a sequência de procedimentos para o processamento manual de tecidos destinados à inclusão em parafina. 
34.png (362×225)

Com base nos fenômenos que acontecem em cada uma das etapas desse processamento, assinale a afirmativa incorreta.

A fixação é uma das etapas mais importantes da técnica histológica, porque ela tem por finalidade interromper o metabolismo celular, estabilizando suas estruturas e componentes bioquímicos intra e extracelulares, preservando e conservando os elementos teciduais o mais próximo de seu estado in natura, além de permitir a penetração de outras substâncias que serão utilizadas após a fixação.
Considerando os princípios fundamentais da fixação para o preparo de amostras para microscopia, classifique em verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:  
( ) Secagem ao ar é o procedimento que induz grandes distorções nos componentes submicroscópicos dos tecidos, pois a evaporação da água provoca o colapso e desarranjo das estruturas subcelulares, devido à tensão superficial. ( ) A fixação química é obtida quando se utilizam substâncias químicas capazes de formar reações com os sítios das biomoléculas, estabilizando-as e impedindo a alteração tecidual. ( ) Fixadores coagulantes ou desnaturantes, que precipitam as proteínas dos tecidos, são também chamados de fixadores aditivos, porque se ligam às proteínas teciduais promovendo a sua coagulação. ( ) Os fixadores aldeídos comumente utilizados são o formaldeído, o glutaraldeído, e o paraformaldeído, que é o próprio formaldeído na sua forma pura polimerizada. Esses fixadores formam ligações cruzadas com as proteínas tissulares, tornando-as insolúveis em forma de um gel.
As afirmativas são, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis