Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FUNDATEC

#Questão 1073235 - Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Serviço Social

Analise a citação a seguir:


O conhecimento resultante dos procedimentos da razão vai além da apreensão da imediaticidade da vida cotidiana. Ele busca captar a processualidade contraditória de seus objetos e visa a refiguração, no nível do pensamento, do seu movimento. O fenômeno é (apenas e necessariamente) o ponto de partida do conhecimento. Neste nível, o conhecimento se organiza mediante categorias analíticas. Estas são sínteses mentais dos nossos esforços em compreender o movimento do real, sua lógica constitutiva e de nos comportarmos adequadamente frente a ele. O conhecimento é tanto mais verdadeiro enquanto ele conseguir captar, por meio de categorias analíticas, o movimento, as determinações, os modos de ser dos processos analisados, bem como a lógica do movimento de constituição dos processos, que se expressam na consciência do sujeito e se constituem no “concreto pensado” (MARX, 1983, p. 219)” (GUERRA, 2009).


Yolanda Guerra, ao tratar da dimensão investigativa no exercício profissional, parte de uma determinada leitura. Pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, são eles: oriundo da intuição, oriundo do entendimento e, por último, aquele oriundo

#Questão 1073236 - Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Serviço Social

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à dimensão investigativa no exercício profissional de acordo com as ideias e as produções de Yolanda Guerra.

#Questão 1073318 - Serviço Social, , FUNDATEC, 2022, SPGG - RS, Analista - Assistente Social

Analise as assertivas abaixo extraídas dos Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na Política de Assistência Social e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A expansão da política de assistência social vem demandando cada vez mais a inserção de assistentes sociais comprometidos/as com a consolidação do Estado democrático dos direitos.

( ) É fundamental que os/as trabalhadores/as envolvidos/as na implementação do SUAS tenham clareza das funções e possibilidades das políticas sociais que integram a Seguridade Social, de modo a atribuir à Assistência Social o objetivo de responder a todas as situações de exclusão, vulnerabilidade, desigualdade social.

( ) Os/as assistentes sociais foram os/as primeiros/as a se mobilizar em defesa da assistência social como direito. E essa luta não se deu de forma isolada. Desde sempre, esses/as profissionais se articularam aos movimentos da classe trabalhadora, dentre os quais, os/as usuários/as da assistência social.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise os seguintes trechos do Plano Municipal de Saúde de Porto Alegre (2022- 2025):

“Em relação às questões referentes ao acesso da população LGBTQIA+ à atenção integral à saúde, se atendeu ao objetivo de implementar o Ambulatório Trans da Atenção Primária de Porto Alegre, o que ocorreu em agosto de 2019 (1ª parte). (...) Em consonância a esse tema, e ainda no campo de acesso, foi realizado em 2020, envio de formulário de revisão da Remume para inclusão dos hormônios previsto no protocolo de harmonização, e ainda a abertura de um processo juntamente com a assistência farmacêutica do município, para aquisição destes através de verba legislativa estadual direcionada ao ambulatório, o que garantirá assim a ampliação do acesso ao tratamento hormonal para os usuários, de forma semelhante ao que já ocorre em outras cidades brasileiras, enquanto essas medicações ainda não estiverem contempladas na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. (2ª parte). O nome social, além de direito constitucional, é também uma forma de reparação com a comunidade trans. O uso adequado do nome e pronome ao qual a pessoa se identifica, diminui situações vexatórias, e de discriminação e violências nos estabelecimentos institucionais. Sem dúvidas, essa é uma estratégia importante para ampliação de acesso: o uso e o respeito ao nome social. Sendo assim, a Área Técnica de Saúde Integral LGBTQIA+ reforça a necessidade de garantia desse direito básico através de atualização do nome social no e-SUS e CADSUS, com a reimpressão da carteira nacional de saúde, e ainda estimulando e capacitando outros profissionais e Unidades de Saúde a fazer o mesmo, através de materiais informativos na Biblioteca Virtual da Atenção Primária (BV-APS) (3ª parte)”.

Quais partes estão corretas?

Assinale a alternativa que NÃO diz respeito a uma afirmação extraída do Código de Ética Profissional de 1986.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis