Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FUNDATEC

Analise os trechos abaixo extraídos da Lei de Regulamentação da Profissão nº 8.662/1993.

“Constituem atribuições privativas do Assistente Social: [...] I – coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos _______ de Serviço Social” (BRASIL, 1993, Art. 5º).
“Compete aos CRESS, em suas respectivas áreas de jurisdição, na qualidade de órgão executivo e de _______ instância, o exercício das seguintes atribuições: I – organizar e manter o registro profissional dos Assistentes Sociais e o cadastro das instituições e ________ públicas e privadas, ou de fins filantrópicos” (BRASIL, 1993, Art. 10).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.

Analise as assertivas abaixo acerca de reflexões advindas dos estudos de Iamamoto:

I. Questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado”. Nasce das contradições entre o caráter coletivo da produção e apropriação privada de seus produtos.
II. A questão social se manifesta de maneira diferenciada, devido às particularidades da formação histórica, com uma “herança histórica colonial e patrimonialista”.
III. A sociabilidade capitalista é indissociável do fetichismo da mercadoria.

Quais estão corretas?

Analise as assertivas abaixo extraídas do texto ‘A atitude investigativa no trabalho do assistente social’, de Cristina Kologeski Fraga (2010):

I. Nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.
II. Historicamente, no seu surgimento, o Serviço Social foi considerado como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho.
III. A abordagem do Serviço Social como trabalho foi protagonizada nos documentos de Araxá, de Teresópolis e de Sumaré, que constam das publicações do CBCISS (1986) a partir da perspectiva modernizadora e corroborada, posteriormente, pela ABEPSS.

Quais estão corretas?

De acordo com Netto (2009), a profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à "evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia” nem à “organização da caridade", mas sim vincula-se à dinâmica da ordem: 

De acordo com Iamamoto (1997), o Serviço Social, na inflexão da interpretação teórica da profissão a partir da contribuição da teoria social de Marx, é uma profissão:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis