Questões de Serviço Social da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FCC

#Questão 600301 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Há 03 dimensões que devem ser do domínio do assistente social: a de competência ético-política, a teórico-metodológica e técnico-operativa. A dimensão técnica-operativa pressupõe que o profissional deve conhecer, se apropriar, e sobretudo, criar um conjunto de habilidades técnicas que permitam ao mesmo desenvolver as ações profissionais junto à população usuária e às instituições contratantes. Considerando o exposto, analise as assertivas abaixo.

I. A intervenção de natureza técnico-operativa é neutra.

II. As 03 dimensões de competências não podem ser desenvolvidas separadamente.

III. A dimensão técnico-operativa é a forma de aparecer da profissão, pela qual é conhecida e reconhecida.

IV. É no desenvolvimento da dimensão técnico-operativa que o profissional constroi, reproduz códigos de orientação e um conjunto de valores e normas.

V. A dimensão técnico-operativa é mobilizada no atendimento dos objetivos imediatos.

Está correto o que se afirma em

#Questão 600303 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

A prática profissional do Serviço Social só pode ser compreendida nas tramas das relações sociais. Nesse sentido, o trabalho do assistente social deve ser apreendido sob as dimensões objetivas e subjetivas. Considere as assertivas:

I. A dimensão objetiva do trabalho do assistente social deve considerar os determinantes sócio-históricos do exercício profissional em diferentes conjunturas.

II. A dimensão subjetiva do trabalho do assistente social deve utilizar-se da empatia, enquanto estratégia para estabelecimento de vínculo.

III. É pela prestação de serviços socioassistenciais que o assistente social interfere nas relações sociais que fazem parte de sua população usuária.

Está correto o que se afirma APENAS em

#Questão 600304 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

A emergência da profissão na sociedade urbano-industrial está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos reguladores da vida social. No Brasil, o Serviço Social se institucionaliza e legitima-se, enquanto profissão, na tríade: Estado, Empresariado e Igreja Católica. Assim, desde o seu surgimento, a prática do Serviço Social apresenta-se como

#Questão 600305 - Serviço Social, Assistente Social, FCC, 2015, DPE/SP, Agente de Defensoria Pública

Nas discussões sobre a natureza e gênese da profissão de assistente social convivem diversas posições de diferentes autores, assistentes sociais. Situando a profissão numa perspectiva histórico-crítica, encontram-se vários expoentes na produção de conhecimento sobre o Serviço Social. Considere as proposições abaixo:

I. Entende-se o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente político, explicado pela posição que ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.

II. O significado social da profissão na sociedade capitalista situa-a como um dos elementos que participa da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas.

III. A profissionalização do Serviço se relaciona à evolução da ajuda, à racionalização da filantropia e à organização da caridade, vinculando-se à dinâmica da ordem monopólica.

Está correto o que se afirma em:

A visita domiciliar como instrumento de atuação do assistente social tem por objetivo

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis