Questões de Serviço Social da FAU

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Listagem de Questões de Serviço Social da FAU

Assinale a alternativa que NÃO diz respeito aos Princípios Éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área de assistência social: 

Com base na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, associe as colunas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

I - Objetivos da Assistência Social.
II - Diretrizes da Assistência Social.
III - Princípios da Assistência Social.
( ) A Proteção Social.
( ) Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
( ) Descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.
( ) A Vigilância Socioassistencial.
( ) participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
( ) Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.

Com base nas análises de José Paulo Netto acerca do método em Marx, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correta:

( ) Para Marx, a teoria se reduz ao exame sistemático das formas dadas de um objeto, com o pesquisador descrevendo-o detalhadamente e construindo modelos explicativos para dar conta - à base de hipóteses que apontam para relações de causa/efeito - de seu movimento visível, tal como ocorre nos procedimentos da tradição empirista e/ou positivista
( ) Para Marx, a teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento, entre outras como, por exemplo, a arte, o conhecimento prático da vida cotidiana, o conhecimento mágicoreligioso.
( ) A teoria é para Marx, a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa
( ) Em síntese, para Marx, a teoria é a construção de enunciados discursivas sobre os quais a chamada comunidade científica pode ou não estabelecer consensos intersubjetivos, verdadeiros jogos de linguagem ou exercícios e combates retóricos, como querem alguns pós-modernos.

No artigo 3° do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades afim de lhes facultar...”:

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