Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Sobre as concepções em torno do conceito de pobreza, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Pobreza absoluta está estreitamente vinculada às questões de sobrevivência física.
II. O conceito de pobreza relativa define necessidades a serem satisfeitas em função do modo de vida predominante de determinada sociedade.
III. Nas economias modernas e monetizadas, a noção de atendimento às necessidades é operacionalizada de forma indireta via renda.

IV. Linha de indigência ou de pobreza extrema vincula-se especificamente às necessidades nutricionais, caráter essencial das necessidades alimentares.
V. O uso da renda para estabelecimento de linhas de pobreza consiste na estreita correlação considerada entre nível de renda e indicadores de bem-estar físico.

Pontes (2009) apresenta em sua obra “Mediação e Serviço Social” algumas indicações sobre a categoria Mediação em sua relação com o Serviço Social. Com base nas indicações do autor, analise as afirmativas abaixo.


I. A prática profissional do Assistente Social, dada sua especificidade, não permite que esse técnico possa conceber, pela mediação, a realidade como totalidade.
II. O Assistente Social é um profissional que por excelência atua com e nas mediações.
III. Para o Assistente Social as mediações não funcionam como condutos por onde fluem as relações entre as várias estâncias da realidade.
IV. Vemos que o profissional preso ao plano da imediaticidade, da heterogeneidade retificadora, como lhe escapam os sistemas de mediações, tem suas possibilidades interventivas restritas ao limite da demanda institucional.

Estão corretas as afirmativas:

Uma vez mais com base em Iamamoto (2001), observamos que a autora reserva um espaço especial em sua noção de processo de trabalho para o entendimento das instituições empregadoras do Assistente Social. De acordo com a noção da autora, as instituições empregadoras:

Ao refletir sobre os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social, Marilda Iamamoto analisa um dilema entre o projeto profissional, que afirma sua condição de ser práticosocial, dotado de liberdade e teleologia e sua condição de trabalhador assalariado, cujas ações são submetidas ao poder dos empregadores e são socialmente forjados a subordinar-se. Isso impacta na autonomia do profissional, que é considerada pela autora como uma:

O tema da terceirização tem sido uma preocupação para os(as) Assistentes Sociais por causa dos seus efeitos sobre as condições de trabalho e seu impacto na vida do trabalhador e nas representações sindicais. A terceirização remete há alguns elementos que a constituem ou que são consequências dela, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis