Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Analise as assertivas abaixo, extraídas do texto ”Notas para o debate das relações de exploração-opressão na sociedade patriarcal-racista-capitalista”, de Milena Barroso Fernandes (2018):


I. O patriarcado penetrou em todas as esferas da vida social.

II. O capitalismo mercantilizou todas as relações sociais.

III. O racismo se espraiou em todo o corpo social como herança do escravismo.

IV. Determinadas formas de opressão devem ser entendidas superadas e/ou isoladas.


Quais estão corretas?

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe ________________ e de seu ingresso no cenário político da sociedade. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e ___________. (CARVALHO; IAMAMOTO,1983).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Marilda Villela Iamamoto, em obra que trata da Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil (2008), assim como em obra que trata do Capital financeiro, trabalho e questão social (2012), evidencia que, no lapso de algumas décadas, tem-se diferentes recortes temáticos na abordagem do serviço social e de seu exercício, por meio de uma fecunda literatura profissional no âmbito da renovação crítica do serviço social. Conforme ela demonstra, essa abordagem do trabalho do(a) assistente social, enquanto trabalho concreto útil, foi apreendido sob angulações distintas, EXCETO:

Numere a 2ª coluna de acordo com a primeira, considerando as dimensões constitutivas do exercício profissional do assistente social: 
(1) Dimensão ético-política 
(2) Dimensão técnico-operativa
(3) Dimensão teórico-metodológica
( ) Expressa e contém as demais dimensões.
( ) Constitui o modo de aparecer da profissão, pelo qual ela é conhecida e reconhecida. Responde às questões: Para que fazer? Para quem fazer? Quando e onde fazer? O que fazer? Como fazer? 
( ) Permite ao profissional desvelar a realidade em uma perspectiva de totalidade e munir-se de uma razão subjetiva que desencadeia um exercício profissional comprometido com o projeto ético-político da profissão.
( ) Envolve o projetar a ação em função dos valores e finalidades do profissional, da instituição e da população. É responsável pela avaliação das consequências de nossas ações.
( ) Expressa a capacidade reflexiva sobre o sujeito e o objeto da intervenção bem como sobre a realidade sobre a qual fará a intervenção e as consequências desta intervenção. 
A numeração CORRETA da 2ª coluna é:

Para Fávero (2018), “Diante das expressões concretas de barbárie social que se manifestam no dia a dia sob variadas faces, não é possível ao assistente social dar conta isoladamente de enfrentá-las – o que exige, entre outros, a ação política e profissional coletiva”.
Entretanto, no cotidiano, cabe ao profissional:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis