Questões sobre Trabalho e Serviço Social

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Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Segundo Netto (2013, p. 28) “[...] o Serviço Social é apenas uma profissão – não se explica e se compreende sem que se explique e compreenda __________________”.

De acordo com o conceito de “questão social”, abordado por José Paulo Netto, analise o trecho abaixo:


“O desenvolvimento _____________ produz, compulsoriamente, a “questão social” – diferentes estágios capitalistas produzem ___________ manifestações da “questão social”; esta não é uma sequela adjetiva ou transitória do regime do capital: sua existência e suas manifestações são _____________ da dinâmica específica do capital tornado potência social dominante. A “questão social” é constitutiva do capitalismo”.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente:
I - Dimensão teórico-metodológica da profissão.
II - Dimensão ético-política da profissão. III - Dimensão técnico-operativo da profissão.
( ) Integra o conjunto de requisitos fundamentais para a formação e o exercício profissional que permite ao(à) assistente social ter uma posição crítica frente às situações do cotidiano profissional.
( ) Mais que um simples norteador para construção operacional do fazer profissional, ela constitui a base do entendimento da profissão, refere-se à capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática, na ação profissional.
( ) Implica a operacionalização da ação, envolvendo os valores, o planejamento, os princípios, as finalidades, a habilidade no manuseio dos instrumentos e técnicas, as condições objetivas, táticas, estratégias e a análise do produto real.
( ) Está atrelada a um projeto profissional que se correlaciona aos projetos societários vigentes e em disputa em determinadas conjunturas sejam elas econômicas, políticas, culturais, sociais ou, ainda, em cenários inusitados como da atual conjuntura pandêmica.
( ) Oferece a leitura para explicação e apreensão da realidade concreta.

Acerca do trabalho do/a assistente social, analise as características abaixo:


• É uma propriedade ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida que concretiza objetivos. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano.

• Possui a dimensão de mediação, permitindo a passagem das ações meramente instrumentais para que o exercício profissional crítico e competente, bem como as referências teóricas, explicativas da lógica e da dinâmica da sociedade, possam ser remetidas à compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano.

• É capacidade ou propriedade constitutiva da profissão do/a assistente social, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.


As características acima referem-se a:

No cotidiano profissional do/a assistente social, são realizados a orientação e o acompanhamento tanto de indivíduos quanto de grupos e famílias. Este tema é abordado por Regina Mioto (2009). Acerca desse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Considera-se que a orientação e o acompanhamento, tradicionalmente vinculados ao atendimento de demandas singulares de indivíduos, grupos e famílias, configuram-se como ações disciplinadoras e de fiscalização que se desenvolvem nos processos socioassistenciais e que se articulam organicamente com os processos de planejamento e gestão, e com os processos político-organizativos.

( ) A orientação e o acompanhamento, enquanto ações socioeducativas realizadas por assistentes sociais alinhados ao atual projeto ético-político da profissão, podem contribuir para o fortalecimento de processos emancipatórios, nos quais há a formação de uma consciência crítica dos sujeitos frente à apreensão e à vivência da realidade, sendo ela também facilitadora de processos democráticos, garantidores de direitos e de relações horizontais entre profissionais e usuários, ao mesmo tempo que projeta a sua emancipação e a transformação social.

( ) A socialização das informações está pautada no compromisso da garantia do direito à informação, como direito fundamental de cidadania. Cepik (2000) classifica o direito à informação como um direito civil, político e social e destaca a sua centralidade para a construção da cidadania contemporânea.

( ) O processo reflexivo tem como objetivo a formação da consciência crítica. Esse objetivo somente se realiza à medida que são criadas as condições para que os usuários elaborem, de forma consciente e crítica, sua própria concepção de mundo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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