Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

O processo de individualização e invisibilização das relações de trabalho que assumem a aparência de “prestação de serviços”, obliterando relações de assalariamento e de exploração, vem sendo cunhado por estudiosos do mundo do trabalho, situados no campo crítico, de

Nos marcos do pensamento neoliberal, a pobreza é concebida como demérito, problema individual-pessoal. De acordo com essa concepção, analise as afirmativas.
I - A responsabilidade para amenizar seus efeitos cabe à filantropia (individual ou organizacional).
II - Ao voluntariado agregam-se as medidas filantrópicas para amenizar seus efeitos.
III - A autoajuda, a solidariedade local, o benefício, a filantropia substituem o direito constitucional do cidadão de resposta estatal.
IV - As determinações estruturais do sistema social são sua produtora.

Está correto o que se afirma em

O Serviço Social na atualidade vem enfrentando desafios em relação ao exercício profissional premido por condições de trabalho precárias e pela lógica de resultados, expressa na obrigatoriedade de cumprir metas e operar sistemas burocráticos de gestão. Este cenário

Leia atentamente o trecho abaixo referente à tensão entre produção da desigualdade e produção de rebeldia:
“É nessa tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência que trabalham os assistentes sociais, situados nesse terreno movido por interesses sociais distintos, aos quais não é possível abstrair ou deles fugir porque tecem a vida em sociedade.”
(IAMAMOTO, 2009, p.28)
Os(as) assistentes sociais vão trabalhar justamente nas mais variadas expressões da questão social, que são vivenciadas pelos indivíduos no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social, ou seja, em diversas áreas e esferas da vida cotidiana.
Tomando por base o fragmento acima, assinale a afirmativa correta

Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A atuação dos assistentes sociais na contemporaneidade está fortemente tensionada frente aos desafios postos pela reestruturação produtiva e pela política neoliberal. Por muitos anos, buscou-se uma legitimação crítica para a profissão nas suas bases teórico-metodológicas. Com a aproximação com a teoria marxista, a profissão, de forma hegemônica, se posiciona a favor da classe trabalhadora.
PORQUE

II. Considera-se que o assistente social precisa manter um compromisso ético-político mediante as demandas apresentadas, e que, apesar de uma relativa autonomia, tem a responsabilidade de imprimir um sentido à sua prática, principalmente no que se refere à defesa dos direitos da classe trabalhadora.

Nesse contexto, é correto afirmar que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis