Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Trabalho e Serviço Social

Em referência à prática profissional, podem-se destacar suas potencialidades, em torno de três questões: sua historicidade; a relação teoria/prática; sua materialização no cotidiano da/do assistente social. Nesse sentido, considere as assertivas abaixo:
I. As ações profissionais só podem ser compreendidas se levarmos em conta as relações concretas da sociedade em que se situam, uma vez que seu presente está cotidianamente sendo criado e recriado com a construção e incorporação seletiva de saberes, a mobilização e recriação do passado e a produção e experimentação de novas abordagens. II. O exercício profissional, apresenta-se como sendo um composto de processos de trabalho historicamente construídos e socialmente determinados pelo jogo de forças, que articulam uma dada totalidade social. III. Os projetos profissionais são coletivos, constituindo-se como projetos macroscópicos, não devendo ser confundidos com projetos societários. IV. A relativa autonomia da/do assistente social impõe uma dinâmica de enfrentamento em relação às demandas do cotidiano. É nesse sentido que verificamos uma tensão, pela qualidade intrínseca presente na relação de objetivos delimitados pelo projeto ético-político versus a condição de assalariamento.
Está correto o que se apresenta em 

A realidade na qual o Serviço Social está inserido requer análises acerca dos desafios que a profissão enfrenta. Hoje depara-se com um processo de reestruturação do chamado “mundo do trabalho” em curso, o que afeta diretamente o mercado profissional de assistentes sociais, com predominância de trabalhadores assalariados. Além disso, análises apontam um refluxo da perspectiva moderna em prol do efêmero, do volátil e do irracional; alterando e renovando o que se entendia por conservador, trata-se da “onda”:

Os instrumentos de trabalho profissional de assistentes sociais permitem a construção de respostas efetivas às demandas que lhes são apresentadas no cotidiano profissional. Constitui-se um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica determinada situação ou expressão da questão social, especialmente nos aspectos socioeconômicos, familiares e culturais:

Considerando as condições objetivas de estruturação do espaço institucional, é importante garantir aos/às profissionais o direito de realizar suas escolhas técnicas rumo a uma decisão democrática, garantir liberdade na execução de pesquisas, planejamento, execução e avaliação do processo de trabalho, permitindo a realização de suas competências técnica e política nas dimensões do trabalho coletivo e individual, primando pelo respeito aos direitos, princípios e valores ético-políticos estabelecidos nas legislações. Se essas condições estiverem asseguradas, pode-se afirmar que o trabalho está sendo desenvolvido numa perspectiva de

Inúmeros fatores explicam a presença de pessoas em situação de rua na sociedade atual; a expressão das desigualdades sociais é o fator preponderante para que a população adentre e permaneça nessa condição. A ida para as ruas se dá também em face das mudanças no mundo do trabalho, principalmente em função da reestruturação produtiva, do aprofundamento do desemprego e do trabalho precarizado. Essas mudanças intensificam a expansão do exército de reserva e propiciam a elevação da pobreza. Em atenção à população em situação de rua, a criação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, voltado para esse segmento constitui-se em uma unidade de Proteção Social Especial de Média Complexidade, de natureza pública e estatal. Dentre os serviços de acolhida para essa população, pode-se pontuar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis