Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Considerada um movimento, a reconceituação do Serviço Social na América Latina tem-se caracterizado como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

Os olhares distintos sobre o movimento da reconceituação permitem afirmar que seus fundamentos têm como referência o paradigma crítico de análise e de estratégias socioprofissionais, o qual, desencadeado no final dos anos 70, vem repercutindo até os dias atuais.

Considerando a afirmação de que os projetos societários constituem estruturas flexíveis e mutáveis, pois incorporam novas demandas e aspirações, transformam-se e renovam-se segundo as conjunturas históricas e políticas, julgue os itens seguintes.

A produção de conhecimentos relativos a serviço social teve início na década passada, com a consolidação dos cursos de pós-graduação, mestrado seguido de doutorado, o que possibilitou a interlocução com as ciências sociais.

Considerando a afirmação de que os projetos societários constituem estruturas flexíveis e mutáveis, pois incorporam novas demandas e aspirações, transformam-se e renovam-se segundo as conjunturas históricas e políticas, julgue os itens seguintes.

A primeira disputa no interior da categoria de assistentes sociais, entre projetos societários distintos daqueles que atendiam aos interesses das classes e camadas dominantes ocorreu no período de elaboração da Constituição Federal de 1988.

No que se refere à história e à constituição da categoria profissional, julgue os itens que se seguem

Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão e são construídos por um sujeito coletivo, por meio de sua organização. Nesse sentido, os projetos coletivos refletem projetos societários, ou seja, são projetos de classe, cuja dimensão política envolve relações de poder diretamente identificadas a posicionamento partidário.

No que se refere à história e à constituição da categoria profissional, julgue os itens que se seguem

Este ano (2007) se realia o XII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, organizado pelas entidades nacionais representativas da categoria no âmbito da formação e do exercício profissional. Diferentemente dos primeiros congressos, os últimos têm como eixo norteador das discussões, a definição de uma temática central.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis