Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Toda investigação se inicia por um problema ou questão, articulada a conhecimentos anteriores, que podem demandar a criação de novos referenciais. Esse conhecimento anterior em pesquisa é chamado de teoria. A teoria é construída para explicar ou compreender um fenômeno, um processo ou um conjunto de fenômenos e processos. Na pesquisa a teoria cumpre funções importantes descritas abaixo, EXCETO o (a):

Melo e Almeida ao abordar a interdisciplinaridade colocam que existem algumas características responsáveis pela necessária confluência dos profissionais, que vão constituir a base de um projeto interdisciplinar. Todas as alternativas abaixo contemplam estas características, EXCETO:

A partir dos anos 90, o Estado passou a ser regido por uma nova política, tendo como estratégia a ofensiva neoliberal. De acordo com Behring, esta ofensiva adotou algumas reformas estruturais que trouxeram um efeito duradouro dessa estratégia, presente até hoje. Dessa forma, assinale a alternativa que corresponde a algumas das reformas mencionadas pela autora:

O processo de reestruturação produtiva vigente em nossa sociedade vem trazendo grandes modificações nas relações de trabalho. Uma delas é a flexibilização do trabalho. Segundo Cezar, essa flexibilização do processo produtivo aponta novas exigências ao trabalhador que vão incidir sobre:

Iamamoto coloca que as manifestações da questão social vêm afetando o quadro sócio-histórico da sociedade brasileira e, portanto, atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do Assistente Social, afetando as suas condições e relações de trabalho, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. Sendo assim, é necessário que busquemos decifrar a realidade para melhor desempenharmos o nosso fazer profissional. A autora elenca três pressupostos para esse desafio, possibilitando a qualidade nos serviços prestados à população. Em relação a esses pressupostos analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I- Rompimento com a visão endógena do Serviço Social.

II- O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho.

III- A questão social é a base de fundamentação do Serviço Social como especialização do trabalho.

IV- O Serviço Social participa da reprodução da vida social.

V- Compreensão de que o profissional deve ser propositivo, apropriando-se das possibilidades dadas na realidade.

Estão corretas apenas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis