Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social

A pesquisa e o conhecimento da realidade apresentam-se como um instrumento básico e vital para a organização e o desenvolvimento do processo de intervenção do Serviço Social. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

A perspectiva atualmente hegemônica no Serviço Social tem como elementos fundamentais

Julgue os itens abaixo, que tratam da aplicação dos conceitos de igualdade e eqüidade em saúde.

I O que se considera injusto ou o que se pretende fazer para reduzir as disparidades sociais em saúde pode ter dimensões e valores diferentes para espaços sociais distintos em diferentes momentos.

II Uma vez que a idéia de igualdade é universal, a eqüidade na implementação de políticas significa tratar de forma igual os desiguais.

III Eqüidade em saúde remete à noção de que todos os indivíduos de uma sociedade devem ter oportunidade para desenvolver seu pleno potencial de saúde e ninguém deve estar em desvantagem para alcançá-lo.

IV Eqüidade em saúde é ausência de diferenças em um ou mais aspectos do status de saúde nos grupos ou subgrupos populacionais definidos social, demográfica ou geograficamente.

V A noção de igualdade só se completa se compartilhada à noção de eqüidade, pois não basta um padrão homogêneo se ele não comportar o direito à diferença.

A quantidade de itens certos é igual a

Acerca das concepções relativas à avaliação de serviços de saúde, julgue os itens subseqüentes.

I Na prática institucional, a avaliação de serviços valoriza sua dimensão técnica e operacional de tal forma que, apesar de serem etapas fundamentais, obscurecem a discussão teóricometodológica sobre o assunto e levam ao empobrecimento e ao dogmatismo ao reduzir o amplo campo de produção de conhecimento à sua instância técnica.

II A avaliação de serviços de saúde é uma área já consolidada em suas várias linhas de abordagem, possui métodos e técnicas próprias e, por isso, dispensa a utilização de indicadores de avaliação oriundos de outras áreas do conhecimento.

III O paradigma positivista, outrora hegemônico nesse campo, passa a ser questionado por diversos pensadores, que apontam a subjetividade inerente a qualquer avaliação. A pretensa objetividade passa a ser percebida como limitada pelos vários recortes produzidos pelos investigadores.

IV As concepções mais atuais de avaliação incorporam ao conceito de serviços de saúde a questão dos movimentos sociais e o conceito de Estado ampliado, perspectiva em que o serviço é pensado como um campo de práticas técnicas, sociais e políticas.

V A avaliação não deve considerar se a análise crítica de um serviço corresponde aos valores culturais e às expectativas dos vários atores envolvidos e suas representações, por se tratar de uma técnica de natureza neutra.

Estão certos apenas os itens

Algumas demandas apresentadas ao Serviço Social no campo da assistência prestada em ambulatórios, hospitais e em espaços coletivos implicam ações que interferem nos determinantes sociais do processo saúde-doença. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta um conjunto de ações que, para ser realizado, requer o uso de instrumentos de pesquisa e investigação pelo assistente social.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis