Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

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Para Barroco (2010, p. 74) “a presença do conservadorismo moral, no contexto de origem do Serviço Social, é evidenciada: na formação profissional, no projeto social da Igreja Católica e na cultura brasileira, através das ideias positivistas”. Sobre o positivismo é INCORRETO afirmar que:

Segundo Iamamoto (2008, p. 26), “o Serviço Social [...] passa da influência do pensamento conservador europeu, franco-belga, nos seus primórdios, para a sociologia conservadora norteamericana, a partir dos anos 40”. Considerando as influências teóricas da gênese da profissão no Brasil até a movimento de renovação crítica, é INCORRETO afirmar que o Serviço Social:

Conforme Simionato (2009, p. 14), o “Serviço Social, em seu processo de profissionalização e desenvolvimento sócio? histórico, aparece vinculado a duas grandes matrizes do racionalismo contemporâneo: o racionalismo ‘formal? abstrato’, que está na base da matriz positivista, e seus desdobramentos nas abordagens funcionalistas, estrutural? funcionalistas e sistêmicas, e o racionalismo ‘crítico? dialético’, expresso na teoria social de Marx”. A partir dessa assertiva, assinale a alternativa INCORRETA.

Os seminários de teorização do Serviço Social, realizados nas décadas de 1960 e 1970, são demarcados como momentos de estudos, debates, provocações e posicionamentos díspares, que também contribuíram para o processo de renovação dessa profissão no Brasil. Nesse sentido, indique qual seminário, em particular, pautou-se por princípios neotomistas, destacando-se pelos argumentos e pelas defesas que adensaram a culpabilização dos indivíduos e a “psicologização” da questão social, frente a uma estreitada definição do público e dos objetivos do Serviço Social.

Estudos sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social brasileiro favorecem a identificação e a análise de diferentes fatores, mudanças e conjunturas, que inclusive alteraram as demandas e as condições do exercício profissional dos assistentes sociais em épocas importantes, como as das décadas de 1960- 1980. Tendo esse conhecimento como referência, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A aproximação teórico-metodológica majoritária do Serviço Social com a fenomenologia, enquanto pensamento que valoriza a subjetividade e a demarcação dos estudos de caso, contribuiu para que um novo ethos profissional fosse constituído. A partir disso, tem-se a necessidade de aprovação do novo Código de Ética que, até então, sustentava-se apenas no positivismo. ( ) O ecletismo, desde a década de 1980, tornou-se a perspectiva teórica para o embasamento dos procedimentos, das técnicas e da intervenção dos assistentes sociais em diferentes espaços socioocupacionais. ( ) O Serviço Social tradicional foi considerado como um componente “de validação e reforço” dos princípios da autocracia burguesa, seja pela identificação com os traços mais subalternos da profissão, seja pela contrariedade com as projeções profissionais mais críticas, outrora classificadas como conflituosas por seus posicionamentos. ( ) O Movimento de Reconceituação do Serviço Social, na América Latina, que se vincula ao circuito sócio-histórico e político da década de 1960, tem o debate da “funcionalidade profissional na superação do subdesenvolvimento” como um elemento norteador. ( ) O número de escolas de Serviço Social, entre as décadas de 1960 e 1970, foi reduzido pelas limitações do período ditatorial e pelo aprofundamento de estudos e produções fundamentadas na teoria social crítica originária de Karl Marx. ( ) A renovação do Serviço Social brasileiro incitou a defesa de um pluralismo profissional, considerando as diferenças que fundamentam o trabalho dos assistentes sociais.

Com base nas afirmativas acima e na ordem apresentada, indique a alternativa que apresenta coerência com os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social:

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