Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

O Serviço Social na contemporaneidade passou por um processo de debate referente à proposta curricular, no qual foram considerados dois elementos que representaram a ruptura com a concepção predominante nos anos de 1980. O primeiro é considerar a questão social como base de fundação sócio-histórica do Serviço Social, e o segundo é apreender a “prática profissional ” como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho, conforme Iamamoto (2003).
Referente aos debates e avanços ocorridos na profissão, analise as afirmativas abaixo:
I. A compreensão dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social que informa a revisão curricular parte da premissa que decifrar a profissão exige apreendê-la sob um duplo ângulo. Um desses elementos é abordar o Serviço Social como uma profissão socialmente determinada na história da sociedade brasileira.
II. Outro importante avanço foi reconhecer o chão comum tanto do trabalho quanto da cultura profissional que é a história da sociedade.
III. As políticas sociais são o objeto de estudo do Serviço Social e traduzem os aspectos explicativos da sociedade burguesa.
IV. Para a realização do trabalho do assistente social, devem ser priorizadas as ações técnico-operativas para o conhecimento da realidade e consequente intervenção. 
Está CORRETO o que se afirma em

A perspectiva teórica que no Serviço Social brasileiro vai priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação social (dos sujeitos) é:

Iamamoto e Carvalho, em 1982, inauguraram a concepção de Serviço Social como ?uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo? (RAICHELIS, Raquel. O assistente social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 107, p. 420-437, jul/set, 2011). Essa concepção resultou no reconhecimento

#Questão 1071961 - Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, FUMARC, 2022, PC-MG, Analista da Polícia Civil - Área de Serviço Social

O Serviço Social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho, regulamentada pela Lei nº 8.662/1993. O assistente social atua no âmbito das políticas socioassistenciais, na esfera pública e privada. Acerca dessa profissão, analise as afirmativas abaixo: 

I. O Serviço Social tem, na questão social, a base de sua fundação como especialização do trabalho. Questão Social apreendida como as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.
II. O Serviço Social tem, na questão social, a base de sua fundação como especialização do trabalho. Questão Social apreendida como uma demanda que é social, não pertencente a um modo de produção. A desigualdade e a pobreza sempre estiveram presentes, uma forma de enfrentamento é a união da classe trabalhadora e dos donos dos meios de produção, promovendo ações de caridade.
III. O objeto do trabalho do assistente social é a questão social. No contexto atual, com a globalização da produção e dos mercados, atua viabilizando direitos, através das políticas públicas sociais; com autonomia para redistribuir as riquezas produzidas para os que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
IV. O objeto do trabalho do assistente social é a questão social e suas mais variadas expressões cotidianas. Tais como as que os indivíduos experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública etc. Questão Social que, sendo desigualdade, é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem e se opõem.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas: 

A matriz teórico-metodológica hoje hegemônica no Serviço Social, tendo como uma de suas referências a obra de Marilda Iamamoto, afirma que a criação das bases históricas da demanda profissional do assistente social se dá:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis