Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

A história do Serviço Social no Brasil, segundo Yazbek, Martinelli e Raichelis, demarca intensas mudanças nos níveis teórico, metodológico e técnico-operativo, abalizadas pelo Movimento de Reconceituação que impõe aos assistentes sociais a necessidade de construir um novo projeto profissional. Apresentam, de acordo com José Paulo Netto que no bojo desse Movimento emergiram as vertentes modernizadora, a vertente fenomenológica e a vertente marxista.
Considerando o que está disposto nos estudos das autoras citadas identifique as alternativas:
1 – para identificar o que estabelece como vertentes modernizadora, 2 – para identificar o que estabelece como vertente fenomenológica, e 3 - para identificar o que estabelece como vertente marxista.
( ) Emerge como uma metodologia dialógica, dirige-se ao vivido humano, aos sujeitos em suas vivencias, colocando para o Serviço Social a tarefa de auxiliar na abertura desse sujeito existente, singular, em relação aos outros, ao mundo de pessoas. Tendencia que vai priorizar as concepções de pessoa, diálogo e transformação dos sujeitos. ( ) Remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes, posicionado do ponto de vista sociopolítico a profissão questiona sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social. ( ) Caracterizada pela incorporação de abordagens funcionalistas, estruturalistas e positivistas, voltadas para medição do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza na perspectiva de integração à sociedade.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta de cima para baixo:

Quando Iamamoto diz “[...]é o de que a profissão é tanto um dado histórico, indissociável das particularidades assumidas pela formação e desenvolvimento da sociedade brasileira no âmbito da divisão internacional do trabalho, quanto resultante dos sujeitos sociais que constroem sua trajetória e redirecionam seus rumos. Considerando a historicidade da profissão - seu caráter transitório e socialmente condicionado - ela se configura e se recria no âmbito das relações entre o Estado e a sociedade, fruto de determinantes macrossociais que estabelecem limites e possibilidades ao exercício profissional, inscrito na divisão social e técnica do trabalho e nas relações de propriedade que a sustentam”, a autora está se referindo ao ponto de partida para a análise:

Refletir sobre o desenvolvimento do Serviço social no Brasil, segundo os estudos de Yazbek, Martinelli e Raichelis, é compreender que os fundamentos das profissões é a realidade social. Nessa direção de análise, seus estudos traçam a trajetória histórica do Serviço Social brasileiro.
Considerando os estudos, das autoras citadas, sobre a história do Serviço Social no Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa:
( ) A emergência da profissão Serviço Social, na sociedade industrial, está associada à progressiva intervenção do estado nos processos reguladores da vida social; ( ) As origens do Serviço Social no Brasil devem ser localizadas na emergente sociedade urbano-industrial dos anos 1960, em uma conjuntura peculiar do desenvolvimento capitalista; ( ) As origens do Serviço Social no Brasil, são marcadas por conflitos de classe, pelo crescimento numérico e qualitativo da classe operária urbana e pelas lutas sociais que esta desencadeia contra a exploração do trabalho e pela defesa dos direitos sociais e de cidadania; ( ) À profissionalização do Serviço Social decorrem da sua institucionalização e legitimação como um dos recursos de mobilização da classe trabalhadora; ( ) Em seus primórdios, a visão do Serviço Social, é a de adaptação do indivíduo ao meio e do meio ao indivíduo, numa perspectiva de restauração e normatização da vida social. Em uma abordagem da questão social como problema moral e responsabilidade individual dos sujeitos.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta de cima para baixo:

Os/as assistentes sociais possuem e desenvolvem atribuições localizadas no âmbito da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares. Sobre o processo histórico da profissão, assinale a alternativa correta. 

Para Mioto (2009), historicamente, orientação e acompanhamento são termos amplamente utilizados por/as assistentes sociais, como executores terminais das políticas sociais, para referenciar um arco de ações profissionais que se desenvolvem em diversos espaços sócio-ocupacionais. Sobre a temática, assinale a alternativa correta. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis