Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Surgimento e Institucionalização do Serviço Social

Quanto às condições históricas latino-americanas e a suas relações com a formação profissional do serviço social brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

Boschetti, ao abordar as “Expressões do conservadorismo na formação profissional” (2015), aponta alguns traços conservadores. Dentre eles, um é descrito pelas seguintes características:


 Revela um subjetivismo descolado da objetividade e das múltiplas determinações do real.  • Alimenta-se na pobreza teórica que considera desnecessário estudar, ler, conhecer em profundidade as teorias e seus autores.  • Favorece a ação pragmática individualizada e a responsabilidade pessoal e profissional no trato das expressões da questão social.  • Provoca o esvaziamento do pensar crítico, das lutas sociais coletivas e favorece a doce ilusão da "competência técnica" como suficiente para a "resolução de problemas".


As características acima definem o:

O Serviço Social ultrapassa a exclusiva e histórica condição de consumidor de conhecimentos produzidos pelas outras áreas das Ciências Sociais, superando tal subalternidade e construindo:

Felipe é um assistente social que, em seu processo de trabalho com famílias, utiliza como proposta metodológica a co-construção e a coautoria, numa perspectiva de superar a subestimação das capacidades de pensar e de fazer da população usuária atendida. Tal proposta metodológica busca uma ruptura com o pensamento:

Com base no projeto ético-político do serviço social, julgue o próximo item.



Ainda que o serviço social brasileiro seja produto das transformações sociais, uma visão endógena da profissão deve ser preservada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis