Questões sobre Serviço Social e proteção social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Serviço Social e proteção social

A efetivação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) exige o ingresso da Assistência Social na condição de política pública, na forma de exercício do poder político e de seus requisitos.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a referida efetivação tem por base:

I. Planejamento que exija um conhecimento prévio da realidade, através de vigilância social e de conhecimento de demandas e necessidades.

II. Um quadro de trabalhadores permanentes e capacitados para o exercício de suas funções.

III. Fortalecimento da visão corrente que vincula a Assistência Social com a pobreza e não com a cidadania.

IV. Ampliação da identidade da Assistência Social como forma de amparo benevolente a pobres e desamparados.

V. Desenvolvimento de conhecimentos teóricos e de metodologias do trabalho social, avaliação e fortalecimento dos mecanismos de gestão democrática e participativa.

Estão corretas apenas:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Sistema Único de Assistência Social – SUAS, orienta-se por uma modalidade de gestão social que está preocupada com os resultados do investimento público. Para assegurar a avaliação e o monitoramento de suas ações, o SUAS elege como instrumentos gestão, além do Plano de Assistência Social, os seguintes:

As mudanças provocadas no sistema da seguridade social pública nos últimos anos, por pressão do capitalismo, trazem para a população usuária dificuldades conhecidas pelos assistentes sociais já que esta se depara com diversas situações concretas que lhe inviabiliza o gozo de direitos. Desse modo observa-se que seguridade no Brasil, em tempos de crise, movimenta-se em torno de um núcleo básico composto pela associação entre:

O mundo moderno tem alcançado grandes avanços no que se refere ao desenvolvimento tecnológico. Porém, de forma paralela, tem revelado como um processo decorrente da acumulação de riquezas a excessiva concentração de renda. Fator este, gerador de um perverso processo de exclusão social. Neste sentido o Serviço Social no processo de reconceitualização do seu objeto de ação redefine a assistência como:

De acordo com Vasconcelos, diante da complexidade dos determinantes do processo saúde doença cabe no planejamento das ações concretas identificar dados relativos às unidades de saúde e aos usuários e, além disso, a operacionalização de estratégias. Dentre tais estratégias, assinale a alternativa que corresponde à estratégia que se torna necessária para o trabalho em saúde:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis